Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Agropecuária e indústria vão contribuir para expansão da economia

postado em 01/04/2013

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O melhor desempenho da agropecuária e da indústria deve ajudar a economia a apresentar maior expansão este ano. A avaliação é do diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, que apresentou na quinta-feira (28) o Relatório de Inflação.

De acordo com a projeção do BC, o Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e serviços produzidos no país, deve ter expansão de 3,1% este ano. Em 2012, a economia cresceu 0,9%. "Com a nossa capacidade de análise, esse é o melhor número [projeção de crescimento do PIB este ano] que chegamos. Se otimista ou pessimista, fica a critério de cada um definir. Evidentemente, à medida que novas informações chegarem, esse número pode ser atualizado", disse o diretor.

Para a produção agropecuária, a estimativa de expansão é 6%, depois do recuo de 2,3% em 2012. No caso da indústria, a perspectiva de crescimento é 2,3%, ante retração de 0,8%, no ano passado. Para o setor de serviços, a projeção de expansão é 3,1%, 1,4 ponto percentual superior ao resultado de 2012.

De acordo com o diretor, a indústria e a agropecuária foram os setores “que mais sofreram” no ano passado. Nesse ano, a expectativa é que não se repitam os problemas climáticos de 2012, como a seca. No caso do setor industrial, o diretor destacou que os estímulos do governo feitos no ano passado, como redução da taxa básica de juros, a Selic, e redução de tributos ainda devem produzir efeitos.

As informações são da Agência Brasil, adaptadas pela Equipe AgriPoint.
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade