Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Ajude o leitor: animais com cara inchada e respiração ruidosa

postado em 29/08/2013

39 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O leitor do FarmPoint e produtor, Felippe, de Piraí do Sul/PR, enviou uma carta para o Fórum Sanidade questionando a cara inchada e a respiração ruidosa (ronco) dos seus animais. Abaixo leia a carta na íntegra:

“Três fêmeas do meu rebanho estão apresentando um barulho semelhante a um ronco. Esta respiração ruidosa permanece o tempo todo e se acentua na hora em que elas estão se alimentando. A primeira fêmea que apresentou este sintoma está também com a cara inchada. O que pode ser isso?”

Participe deixando o seu comentário e compartilhe sua experiência!

Equipe FarmPoint
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

André Medeiros

Quixadá - Ceará - Produção de caprinos de leite
postado em 29/08/2013

Caro amigo.
Pelos sintomas que vc coloca leva-nos a suspeitar de uma broncopneumonia. Entretanto a cara "inchada" como coloca deve ser melhor investigada. 1) Esse inchado é mais na parte da mandíbula ou na cabeça toda? Essa ovelha está anêmica? Ja realizou algum tratamento? Qual?  Houve alguma melhora?  Sem ver os animais fica difícil, e seria até irresponsável, confirmar um diagnóstico. Aconselho, portanto, que consulte um veterinário mais próximo da sua região para que possam diagnosticar o problema e entrar com as medidas e tratamento adequado.

Jordana Andrioli Salgado

Curitiba - Paraná - Ovinos/Caprinos
postado em 29/08/2013

Prezado Felippe, preciso saber de mais informações para poder ajudá-lo. Que tipo de alimentação ? Qual a pastagem? Presença de insetos na região? Suplementação mineral? Qual as categorias envolvidas (somente fêmeas? Prenhas?).
Tenho quatro suspeitas: 1) problemas respiratórios (que podem incluir pneumonia e sinusite, devido ao clima frio); 2) fotossensibilização por Bachicaria (se for o caso); 3) alergia a alguma planta, inseto ou alimento 4) carência de algum mineral ou desbalanceamento destes.

O diagnóstico mais preciso você só terá sob exames de um médico veterinário.

Att.

Jaime de Oliveira Filho

Itapetininga - São Paulo - Ovinos/Caprinos
postado em 29/08/2013

Eu acho o que tá acontecendo em suas ovelhas, é uma dificuldade delas respirarem,o barulho está vindo de suas narinas pela dificuldade de respirar devido a um tipo de carne esponjosa por motivos quaisquer ou por fungos e se for este caso pode contaminar outros animais.
Uma pergunta seu animais estão se alimentando em cochos?

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade