Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Ajude o leitor: cal virgem ajuda no combate dos vermes eliminados nas fezes?

postado em 19/07/2013

17 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O produtor Euvecio Veras, de Tabatinga/AM, enviou uma dúvida para o Fórum do FarmPoint. Abaixo leia a carta na íntegra e participe deixando o seu comentário e contando a sua experiência.

“Bom dia. Comprei algumas ovelhas e após vermifugação as deixo isoladas do rebanho. Como a área que as mesmas ficam é pequena, estou pensando em colocar cal virgem sobre as fezes depois que elas saírem do local. Será que isso auxilia no combate dos vermes que serão eliminados com as fezes?”

Aguardo e agradeço qualquer informação”.


Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Jaime de Oliveira Filho

Itapetininga - São Paulo - Ovinos/Caprinos
postado em 19/07/2013

Realmente vc vai em sua maioria eliminar,mas não esqueça que os vermes são eliminados até 10 dias após a vermifugação e a necessidade de jogar cal todo dia até que elas eliminem os ovos e vermes e a eficácia do vermifugo é outra questão pois vc precisaria fazer um exame de  OPG , após 10 dias para ver  se o vermífugo teve pelo menos 90% de eficácia,pois vc corre o risco de trazer vermes com resistência a alguns princípios que vc não tenha em suas ovelhas e não esquecer da quarentena ,pois é a base para não se entrar doenças em seu rebanho.

Ailson Joao Filho

Floresta - Pernambuco - Estudante
postado em 20/07/2013

Ideal seria se você realizar a limpeza da área e em seguida realizasse a limpeza com  vassoura  de fogo que consististe em um botijão de gás com queimador, para depois colocar a cal virgem, desta forma você estaria eliminando parte dos ovos presente no ambiente, ressalto que somente isso não basta, você deve ter instalações que permita a troca de ar e deve manter o rebanho com o calendário de vermifugação em dia.
Parte das enfermidade de animais pode ser prevenida se mantidos os devidos cuidado de higiene nas instalações.

Ailson João
Téc. Zootecnia

Luciano Ferreira dos Santos

Mirante - Bahia - Consultoria/extensão rural
postado em 20/07/2013

Prezados, gostaria de deixar registrada uma experiência aqui em nossa região, com a utilização de cal virgem nos apriscos, visivelmente notou-se uma significativa redução nos casos de parasitas esternos como piolhos e diarreia nos cabritos.

Jamilson Machado dos Santos

Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Produção de leite
postado em 22/07/2013

Os comentários, vem ao encontro que ao longos dos anos aprendemos em palestras, ou mesmo no dia a dia. Parabéns aos comentaristas.

Pedro Porto

Vassouras - Rio de Janeiro
postado em 22/07/2013

Bom dia a todos!

Nao se esquecendo que a cal virgem pode provocar "queimaduras" nos animais, principalmente nas areas mais delicadas, como tetos, genitais...
Na cabanha, usamos a cal, so embaixo do galpao (ripado), acima, limpamos com vassoura e lanca jamas (pela porco). Uma vez ao ano, vazio sanitario (entre partos),e lavagem com lava jato e cloro.
Abraco, Pedro.

Adão Raimundo da Cunha

OUTRA - OUTRO - OUTRA
postado em 22/07/2013

Bom dia a todos,

Com certeza o uso da cal, trará benefícios, o que precisamos é chegar a uma adquação usual ideal.
Abraços

Adão Cunha
Piquizeiro - São Félix do Piauí

Celso Fernando Veiga

Barreiras - Bahia - Consultoria/extensão rural
postado em 22/07/2013

Bom dia a todos
Creio que estamos falando de helmintos. Não é? Certamente a cal virgem terá ação sobre protozoários e germes, contudo contra vermes me parece pouco provável partindo do princípio que o ciclo das verminoses ocorre com a eclosão dos ovos e os estágios larvais no pasto. O comentário do senhor Pedro Porto é pertinente quando a possibilidade de haver queimaduras nas partes mais sensíveis dos animais, alem de provocar irritação nos olhos e vias respiratórias. Temos que encontrar outras maneira de combater as VERMINOSES dos pequenos ruminantes.

Pedro Eunards Braga Lima

Miraíma - Ceará - Produção de ovinos de corte
postado em 22/07/2013

Esta troca de informações é, sem dúvida, de grande valor. Pequenas atitudes como esta ajudam a manter o bom funcionamento de alguns negócios, de forma organizada e produtiva. No entanto é necessário que se observe a aplicação de algumas ideias de forma mais racional, dentro da realidade de cada um.

Anderson Queirós

Chapecó - Santa Catarina - OvinoTec / Graduando M. Veterinária
postado em 22/07/2013

Olá Sr Euvecio Veras, tenho certa experiência utilizando cal virgem sobre a cama (serragem sobre chão batido) em estrutura adaptadas de antigas pocilgas de suínos em Chapecó-SC, onde ficam aprox. 1200 matrizes Lacaune e não tive problemas com queimaduras, utilizando o cal com cautela, mas NÃO  o utilizamos para fim de diminuir o parasitismo. É importante lembrar que a infestação ocorre pela INGESTÃO ORAL das larvas (no caso de Helmintos) então caso seja um local livre de pastagem ou outra fonte de alimento não será necessário manejar as fezes, além de presumir que sua região tem longos períodos com presença de sol oque é muito eficiente e "barato".  Acredito ainda que talvez a pessoa mais preparada para responder esta questão é o Dr. Marcelo Beltrão Molento do estado do Paraná, na minha opinião o maior pesquisador de parasitismo em ovinos do Brasil e que recentemente realizou um curso on-line sobre estes assuntos aqui no Farmpoit. Quero frisar que concordo com muitos comentários citados acima como o do Sr Jaime, Ailson, Celso e demais. Espero ter contribuído e lhe desejo muito sucesso na atividade.

Edson Dourado do Nascimento

Rio Branco - Acre - Produção de ovinos
postado em 22/07/2013

Tanto foi importante a pergunda do Sr. Elvecio, quanto os comentários dos participantes. Aqui no Acre, é comum usar o Cal Virgem na entrada do Aprisco "pé de lúvio", que ajuda sobremaneira no combate aos problemas do casco. Interessante saber que poderá ter também a participação no tratamento/combate das verminoses. O nosso Aprisco tem 1,5 m de altura, piso ripado com espaçamento entre ripas e é limpo/raspado 2 vezes por semana. Com as experiências negativas do início das atividades, hoje não temos mais tantos problemas com as verminoses, intoxicação etc.

Pedro Porto

Vassouras - Rio de Janeiro
postado em 23/07/2013

  Prezado Sr. Anderson,  ao ler o meu comentario com atencao, e o do amigo Celso Veiga, depara-se com as  palavras "pode" provocar ou no texto do amigo, "possibilidade" de haver.Com tudo ,toda boa precaucao nunca e de mais! A cal virgem e caustica, provoca queimaduras e deve ser manuseada com muito cuidado, principalmente no ato da aplicacao. Adverteccia do fabricante: 2- Identificação de perigos
- Periculosidade: Provoca queimaduras. Reage violentamente com água. Não respirar o pó.
Dependendo do seu uso, o contato "direto" com a pele e a mucosa dos animais "sofre" queimaduras. Agora, se vc usa debaixo da cama (serragem/palha), nao tenha duvida que ,"provavelmente", se os animais nao tiverem contato, ou nao respirarem o po, durante a aplicacao, e um exelente produto para desinfeccao de instalacoes, inclusive, hidratada com agua e feita a famosa "caiacao". Outra possibilidade, "pode" ser, da cal virgem de "Chapeco",ser diferente da cal virgem de "Vassouras". Um grande abraco, Pedro Porto.

euvecio veras

Tabatinga - Amazonas - servidor público e criador de gado
postado em 23/07/2013

olá,

aos colegas do forum meu muito obrigado pelas respostas e orientações aqui prestadas.

euvecio veras

carlos gupy serra bargão robalo

Canarana - Mato Grosso - Técnico
postado em 23/07/2013

Todas as respostas acima ajudam de alguma forma o produtor, até pela experiência, que todos já tem na atividade, mas mesmo eu não sendo nenhum especialista, há uma forma um tanto trabalhosa, mas eficiente e barata, que é a de só liberar as ovelhas para pastar assim que o sol já tenha aquecido e secado o orvalho da noite, pois devido á umidade os parasitas se deslocam para as pontas das plantas  e é aí que se iniciam as contaminações a pasto, com o orvalho já seco as verminoses se deslocam para as raízes, assim como ao final do dia quando a umidade começa a subir deve-se recolher todo rebanho, pois todo as verminoses voltam das subir das raízes para as extremidades das plantas e como os animais comem as partes mais tenras ou seja as pontas das plantas acabam por ingerir também as verminoses, uma das maneiras de diminuir o trabalho é acostumar os animais naquele horário de recolha a comerem ração ou outra tipo de alimentação, assim eles aprendem a voltar sozinhos por recompensa, espero ter ajudado de alguma forma.
                                         Carlos Robalo  

Anderson Queirós

Chapecó - Santa Catarina - OvinoTec / Graduando M. Veterinária
postado em 23/07/2013

Sr Pedro Porto lhe peço minhas humildes desculpas se pareci descordar da sua opinião, acredito que não passou de uma falha minha em me expressar, meu interesse foi só em ajudar o produtor repassando a meu conhecimento com o produto que é a Cal virgem ... e queima mesmo em contato com líquidos, meu comentário já estava muito extenso então resolvi focar mais nas informações restantes.

Grande abraço a todos.

fabio ribeiro

São Luís - Maranhão - Produção de caprinos de corte
postado em 25/07/2013

tenho certeza que cal virgem,pode ajudar na sanidade dos animais

ricardo alex costalonga nicoli

Resplendor - Minas Gerais - Produtor Rural
postado em 29/07/2013

gostaria de ter um calendario com todos tipos de medicamentos para ovelhas

normando costantini

Campinas - São Paulo - avaliações de propriedades
postado em 10/08/2013

Gostaria de relatr o acontecimento de uma experiencia propria sobre o assunto-
Tive muito sucesso utilizando cal hidratada.Por ser higroscopica,elimina grande parte das larvas eclodidas por desidratação e resseca os ovos, por aumento da alcalinidade. E não ter problemas de provocar danos epiteliais  de casco, ubere,e mucosas.Para que o sistema tenha sucesso, é necessario quando da aplicação da cal, misturar a cama com ela,se tiver cama.Esse sistema pode ser feito com calcareo agricola ,tambem,só que em doses mais elevadas-pode ser mais economico.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade