Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

AL: agricultores do Mais Ovinos são orientados sobre vacinação do rebanho

postado em 04/10/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Os agricultores familiares incluídos no Programa Alagoas Mais Ovinos estão recebendo assistência técnica para prevenção de doenças nos animais. Cada um deles recebeu sete ovelhas, por meio de um contrato de empréstimo, e periodicamente são visitados por médicos veterinários, que orientam sobre vacinação e vermifugação.

De acordo com o médico veterinário Emerson Buarque dos Santos, extensionista do programa, algumas das visitas ocorrem no Sítio Riachão do Murici, na zona rural de Major Izidoro, região da Bacia Leiteira. "Na propriedade do agricultor José Carlos, nasceram quatro cordeiros saudáveis, graças às orientações e ao cuidado que ele tem com o rebanho", frisou o extensionista.

Os criadores da região que receberam animais pelo Programa Alagoas Mais Ovinos também são acompanhados pelo zootecnista Cleidnaldo, o engenheiro agrônomo Mário e o técnico em agropecuária Jason.

Devolução dos animais

Devido ao aumento do rebanho antes do prazo esperado, alguns agricultores beneficiados pelo Programa Alagoas Mais Ovinos em 2009 e 2010 já começaram a fazer a devolução dos animais ao Estado e ao Arranjo Produtivo Local (APL) de Ovinocaprinocultura.

De acordo com o contrato de empréstimo que todos eles assinaram ao receber os animais, após dois anos de carência, deveriam devolver dois animais por ano, até completar sete, sendo todos fêmeas e descendentes das matrizes. Esses animais seriam entregues a outras famílias que não tivessem sido beneficiadas na primeira fase.

"Como estamos com muitos resultados positivos, até mesmo antes do prazo estimado alguns agricultores já fizeram a devolução dos animais. Desse modo, fizemos uma nova entrega de ovelhas, neste sábado, na Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira", destacou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

Segundo o gestor do Programa Alagoas Mais Ovinos pela Seagri, Luciano Barros, 21 animais foram recolhidos e repassados a três agricultores da comunidade quilombola Cajá dos Negros. "Agora estamos numa nova fase do programa, que já demonstra que deu certo, que está se expandindo", explicou.

As informações são da Agência Alagoas, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2022 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade