Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

AL: governo fortalece criação de ovinos no Sertão

postado em 06/04/2011

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Ontem (05) teve início a entrega de animais aos beneficiados pelo Programa Alagoas Mais Ovinos, agregando 25 agricultores familiares de Senador Rui Palmeira e totalizando 175 animais, além de 6 carneiros reprodutores puros de origem registrados numa associação nacional.

No município de Canapi, no Alto Sertão, também houve a entrega de 181 animais, sendo 175 ovelhas e 6 carneiros reprodutores. Foram beneficiadas 25 famílias selecionadas pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Ovinocaprinocultura e pela prefeitura.

"O governador Teotonio Vilela acredita nessa atividade aqui para o Sertão, assim como acredita na pecuária leiteira. Por isso estamos conduzindo programas na Secretaria de Agricultura com foco no agricultor familiar", afirmou o secretário de Estado Adjunto da Agricultura, José Marinho, durante a entrega ocorrida em Senador Rui Palmeira.

"Os técnicos ainda vão orientar vocês na produção de forragens para esses animais, utilizando palma e sorgo. Procurem a Secretaria de Agricultura, busquem orientação e cuidem bem de seus animais", enfatizou o secretário adjunto.

Segundo o prefeito Siloé Moura, na região semiárida é melhor criar ovelhas e cabras do que gado, pois o manejo é mais fácil e os ovinos, por terem menor porte, dão menos custos. "Depois que vocês devolverem os 7 animais ao Estado, num prazo de cinco anos, os animais são todos de vocês", lembrou o prefeito.

Contrato de empréstimo

As famílias incluídas no Programa Alagoas Mais Ovinos se comprometem a, no prazo de cinco anos, devolver a mesma quantidade de animais, sendo dois no terceiro ano, dois no quarto e três no quinto, possibilitando a ampliação do programa. Segundo técnicos da Seagri, a raça Santa Inês foi escolhida devido a sua rusticidade, adaptação à região e boa produtividade.

"Enquanto as 7 ovelhas - crias dessas matrizes - não forem devolvidas, essas que você estão recebendo ainda serão patrimônio da Secretaria de Estado da Agricultura", orientou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Edson Maruta.

O Programa Alagoas Mais Ovinos é uma ação do governo do Estado, por meio da Seagri, e do Arranjo Produtivo Local (APL), em parceria com a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal).

Finalização das entregas

A primeira fase de entrega de animais do Programa Alagoas Mais Ovinos será finalizada na próxima sexta-feira (8), em Major Izidoro, quando haverá a entrega de ovelhas e carneiros para agricultores desse município e também de Jaramataia. Com isso, terão sido entregues mais de 5 mil animais para 750 famílias em 18 municípios.

A reportagem é da Agência Alagoas, resumida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

EVERTON EUGENIO

jatobá - Pernambuco - Produção de ovinos
postado em 14/10/2011

sou um jovem criador de ovinos da raça santa inês, gostaria de conhecer outros criadores para poder trocar experiência ou ate fechar um parceria, pois, disponho de grande area de terra, incluindo uma propriendade na beira do rio são francisco.
hojeestudo engenharia da area de eletrica e trabalho em um empresa multinacional
mas tenho um sonho de poder ter um rebanho de qualidade.  

ALBERTO FEITOSA PITA

Maceio - Alagoas - Revenda de produtos agropecuários
postado em 28/01/2012

ÓLA EVERTON ONDE FICA SUA PROPRIEDADE, QUAL O TAMANHO QUE VC, TEM PARA ANPLIAÇAO DE NEGOCIO FICO NA AGUARDO PARA MELHOR  ENTENDIMENTO UM ABRAÇO  ALBERTO

Marcos Lira

Marechal deodoro - Alagoas - Gestor Ambiental e Químico Industrial
postado em 24/02/2012

Tenho vontade de iniciar uma criação da raça santa inês na propriedade que fica em Piaçabuçu-Alagoas, margeada pelo rio São Francisco. Como posso fazer parte deste programa, o que é necessário para participar. Aguardo orientações. marcoslira12@gmail.com

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade