Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

AL: programa entrega ovinos à famílias em Mata Grande

postado em 16/11/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Agricultores familiares do município de Mata Grande serão beneficiados com a entrega de ovelhas para geração de renda, ocupação e fortalecimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura. As 40 famílias cadastradas vão receber hoje (16), 350 animais por meio de um contrato de empréstimo e têm por obrigação devolver um animal por ano após um período de carência de dois anos. Elas também vão receber assistência técnica específica, orientação sobre manejo adequado e formação de banco de forragens.

A entrega faz parte das ações do Programa Alagoas Mais Ovinos, num convênio com o Arranjo Produtivo Local (APL) de Ovinocaprinocultura e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Alagoas (Accoal) e será realizada a partir das 9h, no Centro de Recepção de Ovinos e Caprinos.

"Os animais que as famílias vão devolver após dois anos são filhotes das matrizes, e serão usados para incluir outras famílias no programa", salienta o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário Edson Maruta, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), que coordena o Alagoas Mais Ovinos.

"Ao todo, mais de 5 mil animais mestiços da raça Santa Inês e reprodutores puros de origem estão sendo entregues por meio do contrato de empréstimo às famílias de agricultores já cadastradas. Serão beneficiadas 750 famílias", frisou Maruta.

"Esperamos reduzir para sete meses a idade do abate dos animais, aumentar para 30 quilos o peso ao abate, reduzir a idade de parição, formar em cada comunidade uma reserva alimentar para os animais baseada em palma, feno, silagem e leguminosas adaptadas à região, e aumentar a oferta de leite de cabra no Estado", destacou o zootecnista Sílvio Azevedo, gestor do programa.

Lançado em 2009 no município de Piranhas, o Programa Alagoas Mais Ovinos está beneficiando famílias compostas por agricultores familiares, preferencialmente com Declaração de Aptidão ao Pronaf, de baixa renda, que já tenham aptidão para criação de animais, ou assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e indígenas.

As informações são da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (SEAGRI), adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2022 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade