Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

AL: Seagri orienta agricultores na produção de silagem para alimentação de ovinos

postado em 03/01/2012

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Pesquisadores e técnicos da Diretoria de Pesquisa (Dipap) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) implantaram unidades demonstrativas de sorgo forrageiro em seis municípios do sertão. O objetivo é orientar agricultores familiares na produção de alimento para ser servido a ovinos e caprinos na época da seca.

De acordo com o engenheiro agrônomo Fernando Gomes, pesquisador da Dipap, em cada unidade foram utilizadas duas tarefas de terra. O material utilizado no plantio foram sementes do sorgo SF-15, variedade desenvolvida pela diretoria em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e que já é adaptada às condições semiáridas do Estado.

"A produtividade média foi de 30 toneladas de matéria verde nessas duas tarefas. A partir desse material, é que fazemos a silagem", explicou o agrônomo. Segundo ele, a implantação das unidades demonstrativas de sorgo faz parte de um projeto que tem apoio do Banco do Nordeste.

Em Olho D'Água do Casado, a unidade foi implantada na propriedade do agricultor José Ramalho, no Sítio Mundo Novo. "No local, já houve a colheita do sorgo, fizemos um Dia de Campo com outros produtores e a silagem produzida vai servir ao rebanho de ovinos", acrescentou Fernando Gomes.

"Um dos objetivos da silagem é atender aos agricultores incluídos no Programa Alagoas Mais Ovinos. Por isso as atividades de intercâmbio são importantes, para que outros produtores vejam os resultados e saibam utilizar essas técnicas", comentou o diretor da Dipap, Teodorico Araújo.

"Um hectare de sorgo produz entre 50 e 80 toneladas de massa verde, enquanto um hectare de milho produz em torno de 18 toneladas por hectare. O sorgo consome apenas 50% da água consumida pelo milho, dessa forma, tem mais resistência aos períodos de estiagem", avaliou o diretor da Dipap. "O sorgo também é mais resistente a pragas do que o milho", completou.

As informações são do Governo de Alagoas, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

paulo decio damasceno

Maceio - Alagoas - Ovinos/Caprinos
postado em 15/01/2012

Gostei muito da informação e gostaria de saber como tomar conhecimento de outros eventos da espécie. Sou um pequeno criador de ovinos e tenho interesse em conhecer mais sobre a cultura do sorgo. Na minha região, Santana do Ipanema(AL), não tenho conhecimento de algum produtor que cultive o sorgo com a finalidade de silagem.

José Campelo Alexandre

Porto Velho - Rondônia - Produção de ovinos
postado em 04/06/2012

Onde consigo a semente, moro em Porto Velho Rondônia.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2022 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade