Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Alemanha: novo vírus causa deformidades em bovinos, ovinos e caprinos

postado em 02/02/2012

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Uma nova doença de caprinos, ovinos e bovinos está causando deformidades em animais na Alemanha, segundo autoridades de agricultura do país. O instituto de pesquisa The Friedrich Loeffler Federal Research Institute of Animal Health afirmou que 186 fazendas foram atingidas desde que o vírus Schmallenberg se manifestou, em novembro, em oito dos 16 Estados do país. Em 172 destas fazendas, ovelhas foram infectadas.

O instituto afirmou que Bélgica, Holanda, França e Reino Unido também já registraram casos. A Rússia afirmou que suspenderá as importações dos países afetados, em decorrência do surto. O vírus recebeu o nome da primeira cidade alemã onde foi detectado, Schmallenberg. Foram atingidas 51 fazendas, principalmente no Estado de North Rhine-Westphalia, relatou o instituto em 26 de janeiro.

Acredita-se que mosquitos sejam portadores da doença, que causa febre e diarreia entre os animais adultos e não pode ser transmitida de um animal para outro, segundo especialistas. No momento, não há vacina para Schmallenberg. No entanto, embriões podem ser prejudicados, levando a nascimentos prematuros ou deformidades que provocam a morte após o nascimento. O problema é semelhante ao causado por outros vírus detectados na Austrália e na América do Sul.

O ministério de alimentos, agricultura e proteção ao consumidor afirmou na quarta, dia 30, que vai estabelecer em março um sistema de informação obrigatória sobre novos casos, depois da aprovação do parlamento. A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar afirmou que o vírus não é transmissível aos humanos.

As informações são da Agência Estado, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Jan van den Broek

Paranapanema - São Paulo - Produção de leite
postado em 02/02/2012

Qual a posição do nosso Ministério da Agricultura, quanto ás importações de produtos de origem animal (lácteos, carne e genética animal) advindos dos países contaminados por este virus ?

Ronaldo Mendonça dos Santos

Uberaba - Minas Gerais - Produção de Bovinos de Corte
postado em 07/02/2012

Com certeza será importar cada vez mais e exportar menos.

Atenciosamente,

Ronaldo.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade