Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Alimentação preparada com maniçoba pode reduzir idade de abate da cabritos e cordeiros

postado em 18/06/2012

12 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Uma planta nativa da caatinga pode ser usada como alimento de cabritos e cordeiros e ainda reduzir o tempo de abate dos animais. Os pesquisadores da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba desenvolveram o feno de maniçoba como alimento para cordeiros e cabritos, o que possibilita a redução em seis meses na idade de abate dos animais. A alimentação com a maniçoba, planta nativa da caatinga, já foi testada e assegurou um ganho de peso satisfatório aos animais em terminação.

Para o pesquisador Felipe Queiroga Cartaxo, responsável pelos experimentos realizados na Estação Experimental Benjamim Maranhão, em Campo Santana, município localizado a 180 quilômetros de João Pessoa, "Estudos realizados na Emepa, com dietas completas, ou seja, o feno de maniçoba misturado aos concentrados, reportaram que, para cordeiros terminados em confinamento, houve um ganho de peso diário de 291 gramas e, para os cabritos, de 183 gramas", destaca.

Segundo o pesquisador da Emepa, com esse ganho, pode ser feito o abate dos animais ao seis meses de idade, com mais de 30 quilos de peso vivo, reduzindo pela metade o tempo de abate, que, normalmente, é de doze meses. A maniçoba é encontrada nas diversas áreas que compõem o semiárido nordestino. Tem sabor agradável e boa digestibilidade. Felipe Cartaxo explica que, na sua forma natural, apresenta o ácido cianídrico, que é tóxico e, dependendo da quantidade ingerida, pode até matar os animais. Mas esse ácido é facilmente volatizado, reduzido a gás, quando a planta é triturada e submetida à desidratação. Daí a necessidade da secagem por 48 a 72 horas.

O feno de maniçoba é uma alternativa para o pequeno agricultor alimentar o seu rebanho em época de estiagem. De acordo com a Emepa, a pesquisa mostrou que este feno pode suprir muito bem as necessidades nutricionais dos cordeiros e cabritos. "O feno de maniçoba apresenta boa aceitação pelos animais, no entanto, quando se desejar obter maiores ganhos de peso, é necessário misturá-lo com concentrados energéticos como milho, mandioca e sorgo ou com proteicos como torta, farelo de algodão e farelo de soja", ressalta Felipe Cartaxo.

As informações são do Nordeste Rural, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Rejane Pereira Castro

Araruama - Rio de Janeiro - Indústria de laticínios
postado em 18/06/2012

Boa matéria. Mas esta planta se adaptaria na região Sudeste?


Abraços e aguardo um retorno.

Rafael Colonese

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Produção de ovinos
postado em 20/06/2012

Cara Rejane,
o feno da maniçoba é o feno da parte aérea da mandioca. Planta cultivada em várias regiões de nosso estado principalmente por pequenos produtores.
Na minha prática acredito ser uma boa alternativa quando utilizada como subproduto nao sendo interessante a implantação de uma cultura de mandioca para  a utilização do feno ou até mesmo da raiz. para a alimentação dos animais. Isto é claro na realidade de nosso estado, que difere bastante da realidade da Paraíba onde por sinal a ovino e principalmente a caprino são atividades de grande importância econimica e social.
Um abç  

Rejane Pereira Castro

Araruama - Rio de Janeiro - Indústria de laticínios
postado em 20/06/2012

Obrigada Rafael pelo esclarecimento. Tenho um pequeno plantel de cabras saanen e me interesso por alternativas de alimentação.

Rafael Colonese

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Produção de ovinos
postado em 21/06/2012

Cara rejane,
possuímos boas alternativas para cabra de leite aqui pelo Rio, vc já tentou a amoreira? Possui ótimo valor nutricional e as cabras adoram. Outra coisa que pode ser feita é a formação de um banco de proteína com feijão guandu.
Alguma dúvida estou à sua disposição.

Rejane Pereira Castro

Araruama - Rio de Janeiro - Indústria de laticínios
postado em 21/06/2012

Tenho somente 3 pés de amoreira. Posso planejar em plantar mais e quanto ao feijão guandu seria uma outra alternativa tb, o problema aqui é a aquisição de sementes que somente via internet se consegue.

Vc poderia descrever algumas frutiferas que dão certo para a criação como alternativa na alimentação com a sua experiência?

Carmen Ceres

Viçosa - Minas Gerais - Produção de caprinos de leite
postado em 22/06/2012

A maniçoba e a mandioca pertencem ao mesmo gênero - Manihot - e se diferem principalmente pela quantidade de ácido cianídrico encontrado em sua composição: a maniçoba é conhecida aqui como "mandioca brava", por conter maiores concentrações do ácido.
No sudeste, é interessante o uso do feno de mandioca, bem como os resíduos da industrialização da raíz.
Concordo com o Sr. Rafael Colonese sobre a implantação da cultura apenas para alimentação animal, não é vantajoso.
Sra. Rejane, creio que se consultar um zootecnista ele poderá te indicar a melhor forrageira para seu rebanho, levando em conta seu sistema de produção. Além disso, ele poderá  sanar qualquer outra dúvida sobre o manejo do seu plantel.
Vale a pena fazer esse investimento!

Att

Alfredo Augusto Zanon

Lençóis Paulista - São Paulo - Agr. familiar
postado em 24/06/2012

Pretendo reiniciar criaçao ovinos leiteiros. Gostaria saber  se ha  alguma iniciativa com a utilizaçao do rami como fonte de alimento, principalmente por se tratar excelente fonte proteica!!!

Rafael Colonese

Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Produção de ovinos
postado em 25/06/2012

Rejane,
podemos utilizar uma gama enorme de alimentos para a  nutrição de nossas cabras. Acredito que  o ponto crucial é escolher o "pool" de alimentos mais econômicos e com grande disponibilidade para a sua criação. Lembre-se que a nutição é pelo menos 70% de todo o seu custo operacional e possui forte influência sanidade e reprodução.

REGINALDO BEZERRA DE LIMA

OUTRA - OUTRO - Produtor Rural
postado em 04/04/2014

Parabéns pelo o artigo, mostrando o potencial forrageiro da nossa caatinga

Luiz Crispim

Cabo Frio - Rio de Janeiro - OUTRA
postado em 02/03/2015

Rejane Pereira Castro,

Gostaria de saber se você vende leite de cabra, pois vi que vc e de Araruama e moro perto em Cabo Frio.

Se sim favor entrar em contato email:lcedv@yahoo.com.br

REGINALDO BEZERRA DE LIMA

OUTRA - OUTRO - Produtor Rural
postado em 03/03/2015

Isso mostra o potencial forrageiro da caatinga esse bioma tão brasileiro e forte

erivaldo ferreira da silva junior

Paulo Afonso - Bahia - AGRICULTO
postado em 18/07/2015

ola!como faço para adquiri a semente

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade