Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Analistas do CEPEA reuniram-se com ovinocultores na ARCO, em Bagé (RS)

postado em 17/04/2014

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

No último dia 11, sexta-feira, estiveram reunidos na Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), as analistas de mercado Gabriela Garcia Ribeiro e Graziela Nunes Correr, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA, órgão vinculado Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” - Esalq, campus da USP de Piracicaba/SP.

O encontro teve como objetivo debater e obter informações sobre a estrutura e os custos de produção de ovinos no estado. Hoje o CEPEA desenvolve um trabalho que é referência na bovinocultura de corte, mas na ovinocultura, estes encontros são um primeiro passo, diz Graziela. Depois do RS, haverá um mesmo encontro no Ceará.

A demanda deste levantamento surgiu a partir do AgriBenchmark (fórum internacional sobre custos de produção na agropecuária), onde o CEPEA participa com os dados da bovinocultura e outros países apresentam trabalhos voltados à ovinocultura, “sabemos que no Brasil existe esta produção e que tem potencial, e que existe um mercado que se profissionaliza cada vez mais, por isso é importante que o CEPEA também esteja atualizado sobre o mercado e os custos da ovinocultura” relata Graziela.

Ainda, segundo a analista, esta parceria entre entidades ligadas a ovinocultura e produtores é muito importante para se obter lisura nas informações. No encontro foi preenchida uma planilha com a estrutura de custos dos ovinocultores para estimar os resultados da atividade na região.

Sobre o CEPEA

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA desenvolve pesquisas sobre aspectos econômicos e financeiros de 27 cadeias produtivas do agronegócio brasileiro e internacional.

Os custos de produção e gestão dos negócios são captados por pesquisadores do CEPEA a partir de uma planilha projetada para um grupo de produtores e técnicos locais. Essa metodologia é aplicada pelo Centro desde 2000 e proporciona o cálculo dos custos de produção de diversos produtos em dezenas de regiões de norte a sul do Brasil.

As informações são da Arco, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Viriato Azevedo

OUTRA - OUTRO - Instituições governamentais
postado em 22/04/2014

Temos que pesquisar, porém, temos nos alimentarmos com alimentação sadia.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade