Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Argentina bem posicionada no mercado mundial de lã

postado em 27/12/2006

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

No mercado de lã, o gigante da industrialização é a China, seguida pela Europa Oriental. Neste cenário, a Argentina ficou bem posicionada depois da desvalorização do peso e a partir de reembolsos por exportação através de determinados portos e de investimentos, informou reportagem do site Infocampo.com.ar.

Além disso, devido a condições particulares de produção, a Argentina tem um produto - a lã de animais da raça Corriedale de Santa Cruz de 28 mícron - que, embora não seja a de melhor qualidade, é praticamente o único lugar do mundo onde existe este produto. O top de lã corriedale é um produto com demanda muito alta no exterior e muito bem valorizado.

Há 30 anos, cerca de 80% da lã argentina era exportada suja e 18% a 20% alcançava o primeiro grau de industrialização. Hoje, somente 20% é vendida suja e 80% é cardada.

O desenvolvimento industrial da exportação argentina foi impulsionado a partir da Patagônia, quando em 1981 começou a ser pago um reembolso de 5% a 10% por vender mercadorias a partir de portos patagônicos.

Com relação aos preços, depois de cair nos anos noventa, houve uma recomposição em 2002/2003 e, em linhas gerais (dependendo da finura), as lãs subiram entre 25% e 75%. Hoje, o preço está estável e permite certa previsibilidade para que os produtores operem tranqüilos.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade