Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Argentina: Río Negro teve queda brusca na produção de lã em 2010 e perderá mais

postado em 15/09/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O produtor e operador de lã do município de Valcheta, província de Río Negro, na Argentina, Ángel Lucero, disse que a seca que vem se arrastando desde 2006, somada agora às cinzas do vulcão Puyehue, estão fazendo desaparecer dos campos a atividade pecuária, estimando que a produção de lã passou de 7 a 8 milhões de quilos para 2,5 milhões de quilos em 2010. "Esse ano, não sei o que vai acontecer, creio que se vá perder 1 ou 1,4 milhão de quilos de lã". Valcheta produzia mais ou menos 1,2 milhão de quilos de lã entre 1982 e 1992 e agora tem 150 mil quilos".

Sobre a pecuária, ele disse que "há uma grande faixa - Jacobacci, Gan Gan, Gastre, Comallo, norte de Paso Flores - que está muito castigada", destacando que as cinzas se somaram a uma seca praticamente prolongada desde 2006. "Em 9 meses, tivemos 18 mm de chuva, nada mais, na região de Valcheta e Paja Alta e, em 2010, uns 47 mm em todo o ano. Com isso, não sobra nada".

Ele disse que, além da perda na produção de lã, as pessoas da região Sul da província ficarão sem carne, porque os produtores estão ficando sem cordeiros. "Hoje, não podemos ter empregados; os que têm 1000 ovelhas não podem ter um empregado, porque para ter um empregado há dois anos, eram necessários 4 mil quilos de lã e, com mil ovelhas, produz-se mil quilos de lã". Ele também citou um envelhecimento dos produtores de ovinos na região.

A reportagem é da agência APP, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade