Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Associações de produtores recebem ovinos e caprinos para melhoramento genético de rebanho

postado em 06/03/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Proporcionar um rebanho de qualidade aos pequenos produtores do município é o objetivo do Programa de Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Petrolina, em parceria com a Fundação Mais. Domingo (04), o prefeito Julio Lossio visitou as localidades de Uruás e Caititu, para entregar os primeiros animais do Programa aos representantes de 17 associações de pequenos produtores e agricultores.

Os carneiros da raça Dorper e os bodes da raça Boer foram emprestados às associações, para que a partir de um sistema de rodízio, os animais possam melhorar o rebanho de todos os pequenos produtores na área de atuação dessas associações, que serão responsáveis por manter o animal em boas condições de reprodução. A Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Fundação Mais acompanharão o desenvolvimento dos animais, através de visitas periódicas, realizadas por técnicos e por um veterinário.

Para o tesoureiro da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Uruás, Erivaldo Manoel de Souza, a iniciativa da Prefeitura contribui especialmente para melhorar a renda dos produtores. "Isso ajuda a aumentar a renda do criador, porque teremos um animal de qualidade em pouco tempo", declarou. O presidente da Associação de pequenos produtores e moradores de Caititu, Paulo Raimundo Gomes Damasceno, concorda com o colega "Nós temos que procurar criar uma cabra e uma ovelha de melhor qualidade, que tenha mais peso e seja resistente à área sequeira. Isso melhora o preço do animal", afirmou.

O prefeito Julio Lossio explicou que o Programa faz parte de uma série de ações que vem sendo desenvolvidas a fim de melhorar a vida do homem do campo. "Estamos iniciando o programa de melhoramento genético na ovinocaprinocultura, possibilitando a criação de animais de melhor porte e preço, e em breve também na criação de gado leiteiro". "Além disso, também iniciamos o melhoramento dos nossos açudes e barragens, já consertamos mais de 500 poços profundos e estamos iniciando também a escavação de novos poços", contou o gestor, ressaltando a importância das ações que são imprescindíveis para os moradores da área de sequeiro.

Foram contempladas nessa primeira entrega do Programa, as Associações de Pequenos Produtores Rurais de Vira-Beiju, Amargosa, Uruás, Caititu, Sítio Baixa do Tatu, Baixa do Mundo Novo, Volta do Riacho, Aranzel, Atalho, Baixa Alegre, Carretão, Ico Ne Gomes, Sítio Alagadiço do Meio, Lagoa dos Mendes e Caroá. Ao todo serão entregues, com o Programa, 48 animais, em diversas comunidades rurais, beneficiando cerca de 5 mil famílias.

As informações são da Prefeitura Municipal de Petrolina, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2022 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade