Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

BA: ADAB discute sanidade de ovinos e caprinos

postado em 13/05/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Médicos veterinários da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) estiveram reunidos em Andaraí, localizada a 414 quilômetros de Salvador, entre os dias 27 e 30 de abril para expor os resultados das ações do Projeto Estadual de Sanidade de Caprinos e Ovinos em 2008.

Com relação à caprinovinocultura, o diretor da ADAB, Cássio Peixoto, afirmou que são inegáveis os avanços e que a Defesa Agropecuária está priorizando o cadastramento dos estabelecimentos de criação e o zoneamento epidemiológico das principais enfermidades que impactam sobre a atividade. "Para isso, estamos trabalhando de forma interligada entre a defesa animal e a pesquisa", disse. Para Antonio Maia, responsável pelo Programa, o início do cadastramento, por si só, já representa um importante avanço. Mas a integração com a pesquisa tem trazido um diferencial para o trabalho, em razão da carência de informações científicas sobre a epidemiologia das enfermidades dos caprinos e ovinos, assim como pela carência de mecanismos de controle para estas enfermidades, a exemplo de técnicas de diagnóstico e vacinas. A estratégia utilizada é levar para as instituições de pesquisa que atuam no Estado as demandas relacionadas ao Programa de Sanidade dos Caprinos e Ovinos, e apoiar ou coexecutar os projetos fruto desta integração.

Assim a reunião de Andaraí foi concluída com a apresentação do Prof. Dr. Ricardo Portela do Laboratório de Imunologia do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA, sobre os resultados parciais de pesquisa conjunta com a ADAB sobre a situação epidemiológica da Linfadenite Caseosa em rebanhos caprino e ovino do Estado, enfermidade infecto-contagiosa de grande impacto econômico sobre a caprinovinocultura do Estado, e principal alvo das atenções por parte do Programa Estadual de Sanidade dos Caprinos e Ovinos.

As informações são da Assessoria de Imprensa da Adab, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade