Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

BA: Programa Sertão Produtivo cadastra rebanho

postado em 22/10/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O cadastramento do rebanho de caprinos e ovinos, iniciado no ano passado em aproximadamente 37 municípios baianos, continua durante todo o mês de outubro, por intermédio do Programa Sertão Produtivo. A ação é realizada por técnicos e médicos veterinários da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e tem como finalidade conhecer o efetivo do rebanho e localizar as propriedades onde são criados os animais, além de criar mecanismos para o controle de vacinação.

O cadastro, que será realizado nos municípios de Ubaí, na região de Irecê; Valente, Pé de Serra, na região de Feira de Santana; Chorrochó e Mucururé, na região de Paulo Afonso, facilitará o trânsito de animais.

O município de Jussara foi pioneiro no cadastramento, tendo em vista o trabalho realizado em parceira entre a Cooperativa de Empreendedores Rurais (Coperj) e a Adab. Segundo informações do responsável pelo cadastramento da agência, Antônio Lemos Maia, o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que a Bahia possui cerca de 3,167 milhões de ovinos e 4,520 milhões de caprinos.

O cadastramento realizado pela Adab, faz parte das ações do Programa Sertão Produtivo, que atua nas linhas do desenvolvimento da extensão rural, recursos hídricos e defesa agropecuária, voltadas para a agricultura familiar. O papel da agência nesse processo inclui o cadastramento de caprinos e ovinos, educação sanitária, levantamento epidemiológico das enfermidades e apoio às agroindústrias.

Os municípios de Central, Presidente Dutra e São Gabriel, na região de Irecê; e Pintadas e Capelas, próximos Ipirá, também estão dentro da programação do cadastramento, devido à presença de pequenos produtores e de frigoríficos. Os caprinos e ovinos só podem entrar nesses estabelecimentos se estiverem com a Guia de Transporte Animal (GTA) em dia.

A meta da Defesa Agropecuária é concluir os cadastramentos por município. O responsável pelo trabalho, Antônio Lemos Maia, informou que as cidades de Paulo Afonso e Maracás começaram a ter o rebanho de caprino cadastrado em agosto. Segundo ele, além de realizar o levantamento dos rebanhos, os médicos veterinários orientam os criadores para a importância de se ter a GTA sempre atualizada. "O nosso objetivo é inserir essa importante produção, que é a caprinocultura, nas ações de defesa agropecuária no Estado", concluiu Maia.

As informações são da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade