Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

BA: Programa Sertão Produtivo distribui 315 ovinos

postado em 26/03/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Melhorar a produção de carne e leite do rebanho de ovinos e caprinos do semiárido baiano e ampliar a renda das famílias de pequenos agricultores e assentados. Estes são os principais objetivos do Programa Sertão Produtivo, que realizou nesta quarta-feira (25), a entrega de 315 ovinos no município de Ipirá.

Os animais foram distribuídos em dois lotes, um de 300 fêmeas mestiças de Santa Inês e outro de 15 reprodutores da raça Dorper. A escolha das 310 famílias beneficiadas foi feita pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), composto por representantes da Prefeitura, Adab, EBDA e representações da sociedade civil.

O secretário estadual de Relações Institucionais Rui Costa destacou que "a agricultura familiar é uma prioridade do Governo do Estado e por isso os pequenos produtores e assentados estão recebendo não só os animais, mas assistência técnica, água, e crédito, enfim, todas as condições necessárias para desenvolver suas atividades produtivas com dignidade".

O superintendente estadual de Agricultura Familiar, Aílton Florêncio, explicou que as raças escolhidas pelo CMDRS de Ipirá são apropriadas para o corte. "Um animal sem raça definida leva até 18 meses para o abate. Já os cruzamentos destes animais, com apenas seis meses, vão para o abate. Mas duvido que isso aconteça, porque vocês terão muito mercado para comercializar essas crias, o que levará ao melhoramento genético do rebanho".

Florêncio destacou ainda a importante atuação do CMDRS. "Os membros do Conselho Municipal conhecem as pessoas e sabem quem realmente tem necessidade de receber esses animais. O conselho precisa acompanhar todo o andamento do programa, por que o dinheiro público é sagrado e não pode haver nenhuma ação fora do propósito", defendeu.

Programa

Com um aporte de recursos na ordem de R$ 13 milhões, o Programa Sertão Produtivo integra o Programa Terra de Valor para o estímulo à ovinocaprinocultura no semiárido baiano.

No mês de fevereiro, o ato de entrega dos animais aconteceu no município de Serrinha. Foram destinados ao Território do Sisal, seis mil matrizes mestiças e 200 reprodutores puros de origem (PO).

As informações são da Agência de Comunicação da Bahia, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2022 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade