Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Bird prevê desaceleração do crescimento em 2011

postado em 13/01/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O Bird (Banco Mundial) previu ontem (12) uma desaceleração do crescimento global em 2011, e advertiu para a possível repetição do ciclo inflacionário das matérias-primas registrado em 2008. A instituição informou que suas previsões de crescimento foram revisadas para baixo em relação há seis meses, de 3,9% a 3,3%. O motor deste crescimento seguirá sendo as economias emergentes, que avançarão duas vezes mais rápido (6%) que os países ricos (2,4%).

Segundo o Banco Mundial, este ritmo de crescimento não será suficiente: "lamentavelmente, estas taxas de crescimento têm poucas possibilidades de eliminar o desemprego e a subutilização dos recursos nas economias e nos setores econômicos mais afetados".

O Bird se mostra particularmente preocupado com a alta dos preços das matérias-primas devido às políticas monetárias generosas nos países ricos e à demanda sólida nos países emergentes.

"Ainda que os preços reais da alimentação na maioria dos países em desenvolvimento não tenham aumentado tanto, subiram muito em alguns países pobres".

"Se os preços internacionais continuarem aumentando, os problemas de poder de compra e suas repercussões sobre a pobreza poderão se agravar".

"Estamos muito preocupados com a alta dos preços da alimentação. Observamos certas semelhanças com a situação de 2008, justo antes da crise financeira", declarou em entrevista coletiva o diretor de previsões de desenvolvimento do Bird, Hans Timmer.

A reportagem é do jornal Folha de São Paulo, adaptada pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade