Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Brasil e UE debatem serviço de inspeção sanitária e fitossanitária

postado em 06/03/2013

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Diretores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) se encontram durante esta semana com integrantes da União Europeia (UE) para apresentação mútua dos sistemas de inspeção sanitária e fitossanitária. A reunião ocorreu no gabinete da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa) e contou com a participação de aproximadamente 40 fiscais federais.

Segundo o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV/SDA), Ricardo Cavalcanti, é importante conhecer o sistema de controle do bloco europeu. “Hoje nos foi apresentado o trabalho realizado por eles no controle de saúde de animais e plantas. Chegamos à conclusão que estamos no caminho certo, já que nosso serviço de inspeção é muito parecido com o da UE”, disse.

No encontro, autoridades do Mapa também apresentaram à delegação o Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal brasileiro (SIGSIF). Cavalcanti informou que o Ministério da Agricultura passa por um aperfeiçoamento do SIGSIF. “O processo de revisão do controle de qualidade deve ser constante, não podemos acomodar. Estamos criando um Comitê de Boas Práticas – que vai ajudar na confecção de leis regulatórias”, ressaltou.

Além das reuniões com as autoridades agropecuárias, os fiscais federais recebem durante toda a semana um treinamento em auditoria e no Sistema de Controle Sanitário e Fitossanitário Europeu (TRACES).

A matéria é do MAPA, adaptada pela Equipe MilkPoint

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade