Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Camila Raineri comenta sobre as causas da mastite

postado em 11/12/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A zootecnista Camila Raineri de Leme de São Paulo, respondeu uma dúvida sobre o seu artigo "Aumentando a sobrevivência de cordeiros - Parte I".

O leitor Felipe Monteiro Telles relata que em sua criação há uma relação do escore corporal das fêmeas e qualidade da alimentação com a ocorrência de mastite no rebanho da raça Santa Inês. Leia abaixo o comentário da autora do artigo:

"Prezado Felipe,

Muito obrigada pelos comentários. Também pude verificar na prática o que você descreveu, tanto sobre a morte de cordeiros cujas mães apresentaram mastite quanto a ocorrência da doença em fêmeas mais debilitadas.

Acredito que pode haver pelo menos dois fatores para contribuir para isso. Primeiramente, é importante lembrar que o periparto é uma fase bastante estressante para a ovelha, e que ela sofre baixa de imunidade devido a todas as mudanças que ocorrem em sua fisiologia. Isso sem dúvida pode aumentar a susceptibilidade a doenças, como a mastite. Outro aspecto a ser levado em conta é que ovelhas magras normalmente parem cordeiros menores e menos ágeis. Codeiros assim normalmente ingerem menor quantidade de leite que os fortes e saudáveis, e em menos mamadas diárias. Se a produção de leite da ovelha superar este consumo, o acúmulo de leite certamente predisporá a femea a uma mastite.

Claro que existem muitos outros fatores para determinar a ocorrência da mastite, mas acredito pela prática que estes dois sejam bastante importantes.

Espero ter ajudado.

Abraço,

Camila "

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade