Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Caprinovinocultura terá audiência pública

postado em 09/08/2007

4 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) aprovou ontem um requerimento da deputada Jusmari Olveira (PR-BA) para a realização de uma audiência pública sobre a situação da caprinovinocultura no Brasil. Ainda não há data definida, mas o objetivo é discutir os rumos da cadeia que, apesar do potencial na geração de empregos e renda, passa por estagnação.

"É necessário identificar as principais limitações e estabelecer políticas públicas específicas, que viabilizem o fortalecimento, a reestruturação e a integração da produção", defendeu a deputada.

O rebanho nacional de ovinos é estimado em torno de 14 milhões e o de caprinos 10 milhões. Jusmari informou que o consumo nacional de carnes caprinas e ovinas está abaixo de 1Kg/hab/ano, sendo limitado pela oferta irregular ao longo do ano.

"A demanda mundial é crescente e isso significa uma grande oportunidade de produzir e ofertar produtos de qualidade, ecologicamente corretos", argumentou a ruralista.

As informações são da Agência CNA.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

Paulo José Theophilo Gertner

Lauro de Freitas - Bahia - Médico Veterinário
postado em 09/08/2007

Ficamos felizes quando vemos manifestações dos representantes públicos em prol da atividade econômica que pode certamente trazer uma revolução as pequenas, médias e grandes propriedades nos trópicos.

Jusmari é de uma região que tem todo o potencial edafo-climático, sub-produtos da agricultura e parque industrial frigorífico já instalado. O oeste da Bahia pode aumentar em 50% o plantel baiano em 10 anos, dos atuais 3,5 milhoes para 5 milhões de ovinos. Mas incremento este não somente do ponto de vista quantitativo mas qualitativo, com produtividade de carne e produção de couro em níveis economicamente viáveis como poucos setores na agropecuária nacional e principalmente nordestina.

Que os técnicos sejam então convocados e que as instituições públicas e privadas passem a agir em sintonia, de modo que as ações sejam sentidas da roça à gôndola dos supermercados brasileiros. E que estas tão sabidas previsões para o setor não se percam como mera especulações intelectuais, pois o que ja se tem visto é a realidade batendo as portas!

marcus mota

Salvador - Bahia - Produção de ovinos
postado em 11/08/2007

Graças a Deus!

Começa o despertar pela produção da ovinocaprinocultura. Parabéns deputada.

João Luiz Lopes/Tecnovinos

Goiânia - Goiás - Ovinos/Caprinos
postado em 17/08/2007

Até que enfim alguém do congresso começou a pensar no setor. Já não era sem tempo, pois esta atividade, além do cunho econômico (relativamente bom), traz consigo uma enorme possibilidade social.
Parabéns Sra. Deputada. Que não pare por aí, temos muitas ideias e ações a serem colocadas em prática. O setor agradece.

João Marcos Santos Malucelli

Palmeira - Paraná - Produção de ovinos
postado em 05/09/2007

Parabenizo a deputada pela iniciativa. Penso que a partir deste momento a ovinocaprinocultura conquistará o seu espaço. Os produtores e o mercado precisam estar em sintonia para o sucesso da atividade.
Boa Sorte!

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade