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Carne ovina da Cooperaliança está presente em 17 cidades do Paraná

postado em 24/05/2013

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“Sempre quis trabalhar com ovinos. Comecei a atividade, mas não tinha para quem vender. O mercado era fraco e o preço muito baixo. Com a cooperativa temos preço e cliente certo”, contou a produtora de ovinos Solange Ribas Cleve, sobre os benefícios que a Cooperaliança lhe trouxe.

“Acredito que o mercado de carnes na região tem dois momentos bem distintos: antes e depois da organização dos produtores”, afirmou o pecuarista e diretor comercial da Cooperaliança, João Arthur Barbosa Lima. Ele descreveu que antes da cooperativa, os produtores ficavam nas mãos dos frigoríficos que ditavam os preços e ao final o produto acabava misturado com outros de menor qualidade.

A Cooperaliança (Cooperativa Agroindustrial Aliança de Carnes Nobres Vale do Jordão) surgiu da organização de produtores de novilho precoce e cordeiro que viam o mercado de comercialização instável, desvalorização do produto e alta inadimplência. As atividades da cooperativa iniciaram em setembro de 2008. Dez anos antes, em 1998, um grupo de pecuaristas guarapuavanos havia começado os trabalhos de organização de um produto diferenciado e de qualidade. No ano 2000, criaram a Aliança Mercadológica Novilho Precoce e começaram o processo de reconhecimento da marca na oferta de carne bovina de qualidade com acabamento diferenciado. Anos mais tarde, alguns produtores de ovinos buscavam alternativas para melhorar o mercado da carne na região e foi quando os dois grupos se uniram e criaram a Cooperaliança. A associação de 10 produtores de gado e 15 produtores de ovinos foi o início de uma mudança no mercado.

Em apenas cinco anos de cooperativa, o número de associados cresceu 350%. Hoje são mais de 95 produtores e a marca está presente em 17 cidades do Paraná. Com o aumento de cooperados, a entrega de produtos também cresceu. O projeto Ovinos, por exemplo, que começou entregando nove cordeiros na primeira semana, agora chega a entregar 90.

A marca é encontrada até no Mercado Municipal de Curitiba. Em Guarapuava, o produto está disponível em supermercados, padarias, açougues e restaurantes. Uma das características dos clientes é a identificação dos estabelecimentos com a marca Cooperaliança com um banner ou adesivo do selo de qualidade.

A matéria é do Diário de Guarapuava, adaptada pela Equipe FarmPoint.  

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