Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

CE: caprinocultores de Quixadá recebem novos equipamentos e matrizes

postado em 30/01/2013

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realizou na semana passada, solenidade de entrega de equipamentos para beneficiar famílias que vivem da caprinocultura leiteira, na comunidade Arisco, no distrito de Tapuiará, em Quixadá.

A ação faz parte do projeto de inclusão social, através da caprinocultura leiteira, dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Nos distritos de Tapuiará e Cipó dos Anjos, em Quixadá, foram beneficiadas 70 famílias com o projeto que empregou moderna tecnologia para desenvolver a caprinocultura leiteira. O trabalho começou em 2011. As famílias beneficiadas receberam 20 matrizes caprinas, 1 reprodutor, kits de higienização de ordenha e tanques de resfriamento, além da assistência técnica. Houve também a implantação de reserva alimentar para o rebanho em 1,5 hectare para cada produtor. O rebanho se alimenta de palma forrageira, sorgo e feijão guandu.

O projeto está em sua segunda etapa, na qual os produtores estão devolvendo as crias originadas das primeiras matrizes para a inclusão de novos beneficiários no Programa. O investimento foi de aproximadamente R$ 1,61 milhão, com recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). A comercialização da produção é garantida através do Programa Leite Fome Zero.

Para o prefeito de Quixadá, João Hudson Bezerra, é importante que o município possa ampliar as parcerias com o Estado, principalmente para garantir a inclusão social das famílias de baixa renda. “Agora essas famílias poderão desenvolver atividade produtiva e ter uma renda, pois elas já receberam os equipamentos, os animais e as orientações do Estado sobre como trabalhar”, afirmou.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária da SDA, Márcio Peixoto, a principal ideia do projeto é oferecer assistência técnica e permitir que as famílias que recebem o Bolsa Família possam sair da pobreza desenvolvendo uma atividade produtiva, obtendo lucro e comercializando a sua produção.

O coordenador de Planejamento e Gestão da SDA, o Fecop aprovou para 2013 importantes projetos na área do desenvolvimento agrário. “Nós teremos disponíveis para este ano 187,6 milhões do Fecop, e vamos continuar investindo nas ações para a erradicação da pobreza com inclusão produtiva”.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que a SDA está aberta para garantir parcerias com os municípios. “É muito importante que os municípios estejam sintonizados com as ações da SDA, pois eles têm uma estrutura e conhecem as famílias que podem ser beneficiadas com o nosso projeto”, afirmou. Sobre o projeto da caprinocultura leiteira, o secretário Nelson Martins destacou que esta é uma forma eficiente de se combater a extrema pobreza no Ceará. “Oferecendo capacitação e ainda apoiando a comercialização do leite produzido por esta comunidade, nós estamos ensinando esses produtores a gerir o próprio negócio e mais na frente comercializar com outros mercados”.

As informações são da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, adaptadas pela Equipe FarmPoint. 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade