Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

CE: chuvas trazem perdas para produtores

postado em 08/05/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

As inundações causadas no período chuvoso do Nordeste desalojaram vários animais, principalmente de gado, ovelhas e cabras, que influenciam diretamente a economia. Os alagamentos nas áreas baixas têm levado os criadores a transferirem para áreas de terra firme a sua "criação". Entre março e abril, milhares de animais sofreram deslocamentos para outras áreas do Ceará. Essa necessidade tem causado prejuízo ao bolso dos criadores e à saúde produtiva dos animais. Em alguns casos, a perda atinge 50% da produção.

O secretário de Agricultura de Iguatu, Valdeci Ferreira, diz que o excesso de chuva provocou em média uma queda de 30% da produção leiteira. "O quadro é de extrema dificuldades e prejuízo para quase todos os criadores. Nossa expectativa era que a quadra invernosa seria um período favorável. Ocorreu o contrário".

O presidente da Associação dos Criadores da Zona Norte, José Valdeci Vasconcelos, informou que somente em Sobral existem aproximadamente 25 mil cabeças de animais, entre bovinos, caprinos e suínos. Ele classificou como precária a situação em toda região. "Vamos precisar da ajuda do Estado para que os nossos pecuaristas não fiquem no prejuízo total".

As informações são do jornal Diário do Nordeste, resumidas e adaptadas pela equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade