Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

CE: Embrapa desenvolve queijos com leite de cabra

postado em 15/01/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Estimular a renda de produtores rurais nordestinos e ao mesmo tempo desenvolver novos queijos de leite de cabra com uso de frutas e ervas da caatinga são os objetivos do projeto "Novas tecnologias aplicadas ao leite de cabra para o desenvolvimento de queijos utilizando produtos oferecidos no Bioma Brasileiro", que tem sido desenvolvido pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE).

No projeto foram utilizados o óleo do pequi e a entrecasca do cumaru para a produção de queijos de coalho caprinos. De acordo com Selene Daiha Benevides, pesquisadora que lidera a pesquisa, "A Embrapa Caprinos e Ovinos já desenvolvia trabalhos com uso do orégano e pimenta no leite de cabra, mas esta iniciativa tem o diferencial de utilizar espécies do bioma caatinga".

A expectativa é contribuir com novas oportunidades de geração de renda aos produtores nordestinos e com o estímulo à exploração das ervas e frutas utilizadas para os queijos. "No Ceará, a atividade ainda carece de melhor organização e da existência de associações. Na safra do pequi, por exemplo, a colheita é feita muitas vezes a partir do chão. "O que se espera é que o uso das ervas e frutas nos queijos transforme também essa realidade", observa Selene.

As frutas e ervas dão um incremento nutricional nos queijos por conta da presença de antioxidantes no pequi e do potencial fitoterápico do cumaru. Em 2010, a perspectiva é de intensificar os experimentos com os queijos, para observar as características biológicas, físico-químicas, proteômicas, além de promover testes sensoriais, em supermercados de Fortaleza/CE e Sobral/CE para avaliar a aceitação dos produtos no mercado.



A reportagem é da Embrapa Caprinos e Ovinos, resumida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade