Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

CE: exposição apresenta o maior queijo de cabra do mundo

postado em 17/07/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Os caprinocultores do município de Quixadá, no Sertão Central cearense, a 160 km de Fortaleza, já começaram a se organizar para produzir o que deve ser a maior atração da Exposição de Ovinos e Caprinos do Estado (Expocece 2012): um queijo de leite de cabra de 500 kg, que disputa o título de maior do mundo.

Promovida pela Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos (Acocece), em parceria com o Sebrae no Ceará, governo estadual e prefeitura municipal, a exposição, que acontece de 14 a 19 de agosto, chega à sua 31ª edição dando visibilidade e reforçando a importância socioeconômica da cadeia produtiva da ovinocultura e da caprinocultura do estado. A atividade representa uma importante alternativa na oferta de carne, leite, pele e derivados.

Nada menos que sete eventos paralelos ajudarão a movimentar Expocece: 4º Encontro de Caprinocultura do Estado do Ceará; 4º Leilão União da Raça; agenda técnica com dias de campo; Concurso de Raças Ovinas e Caprinas; Exposição de Artesanato da Agricultura Familiar; Feira da Agricultura de Quixadá; e Feira Agroecológica e Solidaria do Sertão Central. Estão previstas também palestras, oficinas e consultorias tecnológicas.

É o terceiro ano que a Expocece usa queijos gigantes como atrativo. Em 2010, o queijo, também de leite de cabra, pesou 120 kg; em 2011, chegou a 307 kg. Em 2012, os produtores querem surpreender com um queijo ainda maior: de 500 kg.

Para produzir um queijo desse tamanho, os agricultores familiares de Quixadá utilizam milhares de litros de leite caprino. O processamento leva pouco mais de oito horas. Ao final, seguindo a tradição, logo depois da pesagem o queijo é distribuído, democraticamente, entre os presentes.

As informações são da Agência Sebrae de Notícias, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade