Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

CE: manta de carneiro busca Indicação Geográfica

postado em 05/06/2007

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A manta de carneiro de Tauá, produto típico da região dos Inhamuns (CE), obtido com a desossa da carcaça de ovinos e a salga da carne, deve ser o primeiro produto derivado de ovino com Indicação Geográfica (IG) protegida no Brasil.

A Embrapa Caprinos (Sobral-CE) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) firmaram convênio para financiamento do projeto que tem o objetivo de reconhecer a IG da Manta de Carneiro de Tauá.

Segundo o líder do projeto da manta de carneiro de Tauá, o pesquisador Evandro Holanda, a manta é um produto da gastronomia nordestina com amplas possibilidades de mercado, não apenas por suas características de sabor e nutritivas, mas também porque tem "a marca de um território, de um modo de produzir, de um povo e de suas tradições".

Entre os objetivos do projeto estão o cumprimento das condições para o requerimento do registro de IG e a descrição do processo de produção, processamento e comercialização da manta, visando delimitar a área de produção e as operações de processamento. Os produtores tradicionais também devem ser capacitados em boas práticas de fabricação, para a obtenção de produtos higiênicos e com melhor apresentação.

O projeto também visa validar o Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi) de Ovinos, do Ministério da Agricultura, já que a região de Inhamuns foi escolhida para piloto da instalação do Sapi no Brasil.

O sistema visa a certificação de origem, a segurança alimentar da população, a preservação do meio ambiente, a higiene e segurança no trabalho, a saúde e bem-estar animal, a rastreabilidade dos procedimentos, a viabilidade técnica e econômica, a integração da cadeia de clientes e fornecedores e a organização da base produtiva.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

Luiz F. A. Marques

Vitória - Espírito Santo - Pesquisa/ensino
postado em 05/06/2007

O requerimento de IG para a manta de carneiro é uma excelente notícia, que deve alavancar econômica e socialmente a região indicada. Sem falar no turismo, principalmente o gastronômico, como consequência natural do projeto que vai dar certo. Parabéns à Emprapa de Sobral e a todos os conveniados; este é um bom exemplo para muitas regiões do Brasil.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade