Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

CE: Sobral terá Centro de Excelência em ovinocaprinocultura até 2014

postado em 14/10/2013

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O município de Sobral /CE será sede do Centro de Excelência em Ovinocaprinocultura do serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o primeiro do Estado. Para tanto, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e presidente do Conselho Administrativo do Senar, Flávio Saboya e o superintendente do Senar/CE, Anizio de Carvalho Junior, estiveram reunidos dias 09 e 10 de outubro com o prefeito Veveu Arruda para viabilizar um terreno de no mínimo dez mil metros quadrados.

O Superintendente do Senar/CE anunciou a novidade durante a reunião do Agropacto. O Centro, que irá ser implantado no município até 2014, vai funcionar como uma escola de formação de técnicos agropecuários de nível médio. "Esperamos que estes alunos saiam de lá especializados para trabalhar na região para assim fortalecermos essa atividade tão importante na região semiárida", disse ele. A escolha de Sobral deve-se ao fato da cidade já sediar o Centro Nacional de Pesquisas de Caprinos (CNPC), facilitando o contato dos estudantes com a prática e com as tecnologias já desenvolvidas em benefício da ovinocaprinocultura

De acordo com o Presidente da Faec, a unidade capacitará jovens para tornarem-se especialistas em ovinocaprinocultura tropical. O Centro poderá receber alunos de todo o País. As turmas iniciais serão de 40 a 60 alunos em dois turnos, com capacidade para até 500 estudantes quando todas as etapas da capacitação já estiverem concluídas.

O Senar/CE atua hoje no Estado em treinamentos a nível de fazenda, capacitando uma média de 15 mil pequenos e médios produtores, em aproximadamente 600 cursos.

De acordo com o chefe de gabinete da prefeitura de Sobral, Luciano Arruda, essa iniciativa articulada pelos Governos Estadual e Federal e a Associação dos Criadores do Estado do Ceará, aproveita os conhecimentos do município por meio dos diversos anos do CNPC. "Nesses anos a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Caprinos e Ovinos qualificou tanto profissionais para trabalharem no meio quanto criadores", explica Arruda. Além da empresa, ele destaca que Sobral é sede de um dos programas de destaque nacional, o Cabra Nossa de Cada Dia, idealizado pelo Padre João Batista Frota e iniciado em 1993.

Para a secretária de Agricultura e Pecuária do município, Luiza Barreto, a implantação apoiará e estimulará jovens da área rural na parte técnica e empreendedora. "Isso é importante para jovens que não querem mais as tecnologias antigas usadas pelos seus pais", destaca. Ela explica que o município tem diversos cursos para a área em níveis técnico e superior, e está sendo estudada a proposta da Escola Família Agrícola para dar ampla formação ao filho do produtor rural.

Dentro da pesquisa do CNPC, a cidade é sede da unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, desde 1975. O núcleo tem uma base física, equipada com laboratórios para pesquisas em alimentos, nutrição animal, proteômica e biologia molecular, transferência de embriões, tecnologia de sêmen, virologia, bacteriologia, patologia clínica e imunodiagnóstico, parasitologia, e histopatologia.

Os laboratórios integram o Núcleo de Biotecnologia de Sobral que reúne ainda os laboratórios da Universidade Federal do Ceará, os da Universidade Estadual Vale do Acaraú e os do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará situados na cidade.

As informações são do Diário do Nordeste, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.
 

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

josé Carlos Rodrigues da Luz

Serra Talhada - Pernambuco - Consultoria/extensão rural
postado em 20/10/2013

Olá Sr. Flávio Saboya- Presidente do Conselho Administrativo do SENAR !
Sou Técnico em Zootecnia e também Agroindústria, cursos concluidos em 2011 e 2013, respectivamente, no CENTRO TECNOLÓGICO DO PAJEÚ-CTP, sito na cidade de Serra Talhada em Pernambuco e necessito saber do senhor :  mediante o que está sendo realizado em Sobral/ CE. , poderia também ser feita esta parceria  com o CTP-Serra Talhada-PE. ? Pelo valôr do investimento  realizado nas instalações desta escola técnica, destinado especificamente para o desenvolvimento da OVINOCAPRINOCULTURA da região do Pajeu, creio que bem poderia ser melhor aproveitado em prol dos produtores e pecuaristas ( classificados hoje como Agricultores Familiares) juntamente com os futuros técnicos que muito poderiamos produzir se tivéssemos maior atenção por parte dos gestores de Estado e Municípios no acompanhamento  orientativo na linha de produção primária ,tornando a região auto sustentável.
Abraço.  meu e-mail: josejcluz@hotmail.com.br  ; no aguardo de seu comentário. 19.10.2013.

josé Carlos Rodrigues da Luz

Serra Talhada - Pernambuco - Consultoria/extensão rural
postado em 22/10/2013

Olá Sr. Flávio Saboya  e demais leitores!
Continuo aguardando vossa resposta , à qual agradeço-lhe antecipadamente.
Cordialmente.
José Carlos - Serra Talhada- PE. 22.10.2013 as 0h23.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade