Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

CE: Tejuçuoca terá programa Amigo do Bode

postado em 03/12/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Na terra do bode, Tejuçuoca (a 159 km de Fortaleza), a Prefeitura acaba de lançar um programa de geração de emprego e renda chamado de Amigo do Bode. O Município selecionará 20 jovens de 18 a 27 anos que sejam cadastrados no Bolsa Família. Dez dos selecionados criarão ovinos e os outros dez, caprinos. "Cada jovem receberá 10 matrizes e um reprodutor e alguns itens necessários para a criação", explica o prefeito Edilardo Eufrasio da Cruz (PSDB).

Um dos carros-chefe do programa é o Bolsa Bode, incentivo mensal de R$ 100 para cada selecionado, que será pago pela Prefeitura. Durante o programa, o jovem passará por capacitação e será assistido por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce). Além disso, terá de cumprir algumas metas, como cuidar bem dos animais, o que inclui vacinar e plantar o capim que servirá de alimento. Aquele que não cumprir as metas, perderá o direito.

Segundo o prefeito, a implantação do projeto custará R$ 200 mil, que deve ter parcerias com os governos Federal e do Estado. Além disso, 25 animais foram doados por empresários parceiros, o Governo do Estado doou outros 56 e vários criadores do Ceará também colaboraram repassando bodes e ovelhas.

Para o processo seletivo, uma comissão visitará a residência de todos os jovens que se inscreveram, que precisam ter, no mínimo, ensino fundamental completo e a família precisa de um terreno para a criação. Os jovens só poderão vender os animais com autorização da Prefeitura, que vai estabelecer um preço mínimo, que será comum a todos os participantes, e ainda comprará parte da produção. "Como 30% do recurso da merenda escolar tem de vir da agricultura familiar, a Prefeitura vai comprar leite e carne desses criadores para produzir a merenda", garantiu o secretário de desenvolvimento rural de Tejuçuoca, Paulo César.

Esse é apenas o projeto-piloto, mas conforme o prefeito, a intenção é expandi-lo, contemplando mais jovens no futuro. Ao final de um ano, cada participante vai doar um animal para beneficiar outros jovens. "No fim, a Prefeitura passa toda a estrutura para o domínio dele. Ele vai ser um criador novo para o município", ressaltou o prefeito. O andamento do programa poderá ser acompanhado pela população durante o Tejubode, evento realizado anualmente.

O Programa Amigo do Bode conta com o apoio do Governo do Estado, Governo Federal, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce), Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Tejuçuoca fica a 159 quilômetros de Fortaleza e tem cerca de 15 mil habitantes. De acordo com a Caixa Econômica Federal, 2.244 famílias no local recebem o Bolsa Família.

O Tejubode é realizado anualmente e conta com exposições, rodadas de negócios, oficinas tecnológicas e até desfile de cabras e bodes fantasiados. Os visitantes têm a oportunidade de experimentar vários pratos preparados com a carne e o leite de cabra.

As informações são do portal O Povo On Line, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade