Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Cecília Veríssimo: verifique a eficácia do vermífugo

postado em 16/10/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A colaboradora do FarmPoint Cecília José Veríssimo, pesquisadora do IZ de Nova Odessa, São Paulo, respondeu a dúvida de um leitor ao seu artigo "Proteína na alimentação de ovinos e verminose - Parte I". Abaixo leia a carta na íntegra.

"Caro Sr. Dagoberto Mariano,

Desconheço estudos sobre a verminose em sistemas silvopastoris. Mas o sombreamento das pastagens pelas árvores teoricamente deve aumentar a população das larvas, justamente pelo sombreamento que favorece as larvas. Os seus animais devem ser resistentes e é isto que acontece na maioria dos casos, os produtores dão muito vermífugo sem a menor necessidade (às vezes os vermífugos nem funcionam e eles estão dando a seus animais...)!

A primeira providência quanto ao controle da verminose é verificar a eficácia do vermífugo que se está dando. A fórmula está no artigo de minha autoria Vermífugo: menos vale mais, aqui neste site.

Depois, se o produtor optar por controlar a verminose somente nos mais suscetíveis, utilizando o método Famacha (mucosa ocular) como avaliação para vermifugar ou não os animais, verificará que será uma pequena população de animais que ele vai ter que vermifugar a cada 15-20 dias (no verão o ideal é avaliar todo o rebanho semanalmente).

Abraço a todos,

Cecília José Veríssimo"


Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade