Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Chávez mira setor agrícola e inicia as expropriações

postado em 05/10/2010

18 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse ontem (04) que seu governo reduzirá os preços de sementes e fertilizantes para agricultores depois de anunciar a expropriação de uma importante companhia privada de insumos agrícolas. Chávez acusou a empresa Agroisleña CA de especular com o preço de produtos como as sementes. O presidente anunciou planos de expropriá-la no domingo e reiterou a medida nesta segunda. "Eu anunciei a expropriação da Agroisleña no domingo. Que protestem, têm todo o direito, mas está expropriada. Agora todos verão como é a nova instituição nas mãos do povo. Vamos baixar o preço dos fertilizantes, os preços das sementes, trabalhar com o povo, com os que realmente precisam, sem explorar", disse o presidente,

Não houve reação imediata da companhia, fundada há mais de cinco décadas por imigrantes espanhóis provenientes das Ilhas Canárias. A televisão mostrou imagens de várias dezenas de trabalhadores que protestavam nos escritórios da Agroisleña no Estado de Portuguesa. Eles empunhavam cartazes com os dizeres "Não à expropriação". O governo socialista de Chávez nacionalizou ou expropriou empresas em vários setores da economia venezuelana.

O presidente disse no domingo que planeja confiscar terras agrícolas que o governo considerar subutilizadas para ajudar pequenos produtores. O programa existe há anos e Juan Carlos Loyo, ministro do Poder Popular para a Agricultura e Terras, disse a Chávez durante o programa televisivo presidencial de domingo que o governo planeja confiscar mais 250 mil hectares no próximo mês.

A oposição condenou os anúncios de Chávez. José Manuel González, um legislador opositor recém eleito pelo Estado de Guarico, disse em uma coletiva de imprensa que anos de crescimento nas importações de alimentos mostram que as expropriações de terras têm sido um fracasso. "Tudo o que cai na mãos do governo é destruído. O Estado está se convertendo no maior latifundiário", disse.

A reportagem é do jornal O Estado de S. Paulo, adaptada pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

joao jacintho

Ribeirão Preto - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 05/10/2010

votem na dlma pra ver , se nao fica parecido.

Paulo Luís Gonçalves Campelo

Belo Horizonte - Minas Gerais - Consultoria/extensão rural
postado em 05/10/2010

Sem comentários... O pior de tudo é saber que temos aqui no Brasil pessoas importantes no Governo, que exercem cargos importantes no nosso Governo, que apóiam as idéias desse louco. Vamos abrir nossos olhos para não trilharmos nesse mesmo caminho.

Luciano Andrade Gouveia Vilela

Araguatins - Tocantins - Produção de gado de corte
postado em 05/10/2010

Cuidado Brasil, as tendencias e os passados são os mesmos de muita gente no poder eleito ou indicado por aí!

Mariana Peraza Meira de Oliveira

Itaberaí - Goiás - Produção de leite
postado em 05/10/2010

Realmente sem comentários... E se fossem algumas pessoas no governo apoiando essas idéias, daria-se um jeito... Mas o governo brasileiro e sua possível sucessora (o que Deus há de abençoar para que não seja) não só apóiam essas idéias, como já as estão trazendo para o nosso país... Vale lembrar que temos só mais essa chance no dia 31 de outubro para mudar esse quadro!!! Pensem bem!!!

Denio Altivo de Oliveiro

Pará de Minas - Minas Gerais - Frigoríficos
postado em 05/10/2010

Ë...e pensar que nós podemos ser os próximos...Vamos acordar pelo amor de Deus antes que seja tarde demais...Tivemos mais uma chance,não podemos despediçar...

José Ricardo Skowronek Rezende

São Paulo - São Paulo - Produção de gado de corte
postado em 05/10/2010

É triste ver o que o Chaves fez o continua fazendo com a economia da Venezuela.

Lucas Antonio do Amaral Spadano

Gouvêa - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 05/10/2010

concordo com o Paulo, o ditador da venezuela anda espalhando suas idèias por aí e tem muita gente adorando a palhaçada, o cara é doido, o país dele detem uma dasmaiores reservas petrolíferas do mundo e está quebrado, o desemprego grassa por todo lado, a miséria só aumenta por lá, a viol~encia idem e tem gente pro aqyu doido para imitar o pelegão coronel bolivariano, doido de pedra. Cuidado Brasil, tem gente por aí que baba igualzinho, tem ataques de ódio quando é contrariada, maltrata os outros, finge ser bem humorada, mas é totalitarista e desde os tempos da guerrilha acha que se pode reolver tudo á força e ainda acha que vai ter o Brasil como propriedade particular. temos que abrir o olho mesmo.

Flávio Henrique Silva

Goiânia - Goiás - Produção de leite
postado em 06/10/2010

Caros leitores, esse psicopata trata a candidata Dilma como companheira. Isso prova a conivência com suas idéias e ações. O setor produtivo brasileiro que luta pelo direito da propriedade (pequena, média e grande) deve participar efetivamente do processo eleitoral. Não praticando a tal política partidaria mas sim defendendo a nossa causa. Qualquer um, menos essa DILMA.

DARLANI PORCARO

Muriaé - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 06/10/2010

Aquí acontece mais ou menos a mesma coisa, só que com os sem terra , que são pessoas que só teem interesse em apropriar da sua parte de terra para beneficiar-se com outras intenções, não com o fim de trabalhar nela. Pois , como sabemos produzir neste país esta cada vez mais difícil, mesmo por produtores qualificados, pois não temos qualquer tipo de ajuda por parte do governo, e pelo contrário , ajuda a abaixar mais o preço dos produtos , com importações desnecessárias.

Alfredo Teixeira Louzeiro Filho

PIMENTA BUENO - Rondônia - Produção de gado de corte
postado em 06/10/2010

Este filme já foi visto varias vezes no mundo inteiro e não deu certo. Vai ser bom para o Brasil como grande exportador quen é.

Enaldo Oliveira Carvalho

Jataí - Goiás - Consultoria/extensão rural
postado em 06/10/2010

Diga-me com quem andas e te direi quem és.
Esta afirmação desde os tempos bíblicos, continua sendo muito atual.
PMDB anda com Dilma, que anda com Lula, que anda com Evo Morales, Rafael Correa, Fernando Lugo, Daniel Ortega, todos sob a tutela de Hugo Chaves.
Caminhamos para um Estado Totalitário com a conivência de quase toda classe política brasileira, pois todos os partidos são comprados para fazerem parte da base governista. Não há mais oposição. Infelizmente o futuro do agronegócio no Brasil também é sombrio.

Evándro d. Sàmtos

Guarulhos - São Paulo - Revenda de produtos
postado em 06/10/2010

Pessoas com inteções semelhantes que posam de populares,por aqui também não faltam.

A continuarmos com este governo,chegaremos lá...

O Chavismo quer desembarcar no Brasil,como de fato,já o fez em outros paises latinos.

E nós,vamos deixar?!

Saudações,

EVÁNDRO D. SÀMTOS.

Igor Vaz

Pelotas - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos
postado em 10/10/2010

Estamos no mesmo caminho!!! Dilma, Dirceu e cia Ltda querem o mesmo!

Igor Vaz

Pelotas - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos
postado em 10/10/2010

Nos próximos 4 anos iremos nos chamar República Bolivariana Tupiniquim Bananeira do Brasil.

Durval Martins da Silveira

Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Consultoria/extensão rural
postado em 14/10/2010

Infelizmente a maoria dos brasileiros ñ consegue ver as relações encetuosas do governo do PT,com Chaves,Correia,Evo Morales que são todos neo seguidores de Fidel,que levou Cuba a ser um país onde todos são miseráveis.
Churchill já dizia "o capitalismo distribui a riqueza desigual e comunismo a pobreza igual".
Vote na Dilma!..............................

osvaldo jose bernardes de faria

Belo Horizonte - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 16/10/2010

O Brasil inteiro vai ser sacrificado num eventual Governo do" José Dirceu e companhia", mas principalmente o setor rural. Ainda há tempo de virar o jogo, vamos trabalhar junto aos nossos colaboradores do campo, familiares, entidades de classe, etc.. no sentido de mostrar a todos o risco que estamos correndo,entregando nosso País a pessoas sem compromissos com a verdade, com o respeito aos cidadãos, com a seriedade no serviço público. Precisamos preservar a Democracia que conquistamos com muita luta e sacrifício.
A agricultura e pecuária vem alavancando este País, e alguem já viu ou ouviu o Governo Lula falar da área rural? Parece que nem existimos. Isso precisa mudar.

marcelo erthal pires

Belém - Pará - Produção de leite
postado em 21/10/2010

Brasileiros, isto é um aviso - as ligações do Marco Aurélio Garcia, assessor de Lula para America Latina não sai da Venezuela, o que ele estaria tanto por lá ? meus respeitos marcelo

ADEMIR PEREIRA DE ABREU

Alpinópolis - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 29/10/2010


Absurdo,os produtores ter q continuar pagando caro pelos insumos e ficar na dependencia dos especuladores mundiais, sem direito a lucro!
Muito engraçado os q são contra o governo atual, sem nenhuma objeção ,aliás
faz parte do processo democrático cada um escolher o seu governante, más o q não consigo compreender é q canso de ler e ouvir produtores reclamando do atual governo ,de fazer sua alta popularidade em cima destes produtores, tendo seus produtos desvalorizados para beneficiar consumidores POBRES.
Atenção: pois, o candidato serra em visita ao Rio de Janeiro Maracanã disse a seguinte frase: É UM ABSURDO O PREÇO DA CARNE ,AÇÚCAR,FEIJÃO ,ETC,ETC,
Como se explica isso e q conclusão podemos tirar? O BRASIL NÃO É A VENEZUELA

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade