Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Chile lança segunda raça ovina

postado em 01/08/2011

6 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Como consequência do trabalho do programa genético do Consórcio Ovino, conseguiu-se inscrever oficialmente a raça Marin Magellan Meat Merino, segunda raça ovina chilena que corresponde a uma absorção incompleta estabilizada da Corriedale com Merino Australiano e com dupla aptidão.

Há pouco mais de um ano, o Instituto de Pesquisas Agropecuárias do Chile (INIA) inscreveu a ovelha Chilota como a primeira raça ovina chilena e, agora, acaba de obter a autorização da Secretaria de Agricultura e Pecuária para inscrever a Marin Magellan Meat Merino como a segunda raça ovina nacional. Isso é um marco que, segundo os responsáveis pela iniciativa, busca fixar as bases para uma maior valorização da genética ovina nacional, permitindo projetá-la como um negócio com potencial exportável.

"A raça recém-inscrita é fruto de quase 25 anos de trabalho de importação de genética e cruzamento absorvente por parte da Pecuária Marín, em Magallanes. Esse trabalho começou na década de 80, final do século passado, quando José Marín, que encabeça a empresa, com a assessoria do consultor australiano, Brian Jefferies, iniciou o cruzamento de Corriedale com Merino Australiano com o propósito de estabilizar um animal intermediário de duplo propósito. O objetivo foi obter mais carne e uma lã de maior valor por sua finura".

Isso foi explicado pelo pesquisador especialista em genética e produção ovina, vice-diretor do Centro Experimental INIA Butalcura, Rodrigo de la Barra, e membro da equipe que conseguiu a inscrição.

A reportagem é do www.viveagro.cl, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (3 estrelas)

Comentários

Salvador Santana Silva Júnior

Juazeiro - Bahia - Consultoria/extensão rural
postado em 01/08/2011

O Brasil deveria seguir esse exemplo e iniciar curzamentos das ditas raças nativas e raças exoticas, visando produzir um animal produtivo e ao mesmo tempo adaptado principalmete às condições adverças do nordeste brasileiro, onde se concentra a maior parte do rebanho nacional.

Gláucio José Araujo Vaz

Recife - Pernambuco - Produção de leite
postado em 01/08/2011

Parabens as Chilenos na Brasil o que mais se valoriza e o modismo com o Dorper, mais temos varias racas que hoje estao a beira de desaparecer como a Morada Nova, barriga megra, Somalis e outras

João Alberto Haag Luiz

Santa Maria - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de lã
postado em 01/08/2011

Fiquei curioso sobre a Raça Marin. Gostaria de receber mais informações e fotos.Obrigado,
Att:João Alberto

José Henrique Branco Quental

Bom Jesus - Piauí - Consultoria/extensão rural
postado em 01/08/2011

Tanto se pesquisa nestas universidades federais brasileiras, e não consiguimos ter resultados como este, é uma PENA!

Jaime de Oliveira Filho

Itapetininga - São Paulo - Consultoria/extensão rural
postado em 02/08/2011

O Brasil por ter o privilégio de ser tão extenso, mas na questão de apoios a alguns setores vemos falta de ações governamentais e verbas para instituiçoes que possam ter recursos para completar pesquisas.
Não devemos esquecer que entre todos países,  o Brasil tem um papel diferenciado dos demais países do mundo e concordo que os setores de pesquisa que existem expressam muito pouco seus experimentos.
Aqui infelizmente o setor privado é que tem que ter atitude boa, pois nossos governantes tem muitas atitudes que são veículas pela mídia todos os dias,infelizmente  na sua maioria de corrupção.

Luiz Vlademir Duzac Cardoso

Uruguaiana - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de corte
postado em 07/02/2012

-Sempre fiz este cruzamento:  Corriedale  ( dente de Leite ) X Merino =  .  O resultado  foi aumentar a produção,    fazer a borrega parir um cordeiro pequeno e sem  problemas.   
-O ventre gerado deste cruzamento retorna para o Merino.
- Pratiquei um manejo que correto!
         -Ogoverno aplicou muito dinheiro PUCRS.   mas acho que faltou  pesquisa e trabalho de campo junto aos produtores.
           -Parabens   ao Chile, gistrando sua  Nova Raça e Genética.
          ¨¨ Logo o Brasil estará importando esta nova Raça ¨¨¨ O Registro

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade