Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Clima favorável contribui para criação de caprinos no Tocantins

postado em 17/03/2014

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A produção de caprinos no Tocantins ainda é pequena. Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (Seagro), em 2013, o rebanho totalizou 23.290 cabeças. Em Palmas, existem produtores apostando na criação dos animais, como é o caso de Itamar Rodrigues Toledo. Para ele, o clima do estado é favorável.

“O Tocantins é um lugar que é fácil de produzir alimento para os animais. Tem boa insolação e tem chuva regularmente. Não tem como criar qualquer tipo de animal sem ter alimento em abundância”, conta o produtor que possui 38 cabeças de caprinos e produz 20 litros de leite por dia.

O leite de cabra possui 20% menos colesterol que o leite da vaca e o preço é mais alto, variando entre R$ 7 e R$ 8, o litro, como conta o representante da Seagro, Silvio Reinaldo de Oliveira. “Com relação ao leite de cabra, o valor dele em relação ao de vaca é praticamente o dobro, mas não é em função da relação oferta e procura, pois sempre foi um leite mais caro do que o leite bovino.”

Silvio ressalta que o mercado para o leite é pequeno, embora exista um laticínio no estado. “Não é todo produtor que está totalmente alinhado com as técnicas de manejo e de sanidade da produção de leite. Apesar do estado, na região de Palmas, ter incentivado e construído um laticínio para produção de leite de cabra, a quantidade de leite produzida na região é incipiente”.

Otimista com a produção, Itamar explica as técnicas para ter um leite compatível com as exigências do mercado, como manter distância, de pelo menos 100 metros, entre bodes e cabras. “O sabor é intensificado se houver o bode, o reprodutor, junto com as cabras, pois o produto fica com um sabor mais forte. E com a ausência do bode, o leite fica suave, um leite agradável.”

As informações são do G1, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade