Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Como tratar ceratoconjuntivite? Conte sua experiência e ajude o leitor!

postado em 17/11/2011

28 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O produtor de ovinos João Gualberto Santiago, de São Miguel do Anta/MG, enviou uma mensagem para o Fórum Sanidade do FarmPoint levantando a seguinte questão:

"Estou com um problema que tudo indica ser ceratoconjutivite. Estive lendo um artigo do Daniel de Araújo Souza (Prevenindo casos de ceratoconjuntivite) e os sintomas são os mesmos, só que neste artigo ele não diz a forma de tratamento e eu gostaria de saber o que fazer. Tenho 8 ovelhas com os sintomas, uma está com opacidade nas duas córneas e as outras em vários estágios já estão isoladas do restante do rebanho.

Aguardo contato o mais breve possível para que eu possa iniciar o tratamento.

Um abraço,

João Gualberto"


Participe contando a sua experiência e contribua com a dúvida do leitor!

Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (2 estrelas)

Comentários

Jordana Andrioli Salgado

Curitiba - Paraná - Ovinos/Caprinos
postado em 17/11/2011

Eu recomendo retirar os animais de áreas que contenham muita poeira, e diminuir a lotação animal. Se na propriedade for utilizado o método Famacha, suspender por alguns dias, pois pode disseminar a doença.

Como tratamento: realizar a limpeza prévia dos olhos com solução fisiológica (pode ser um pouco gelada) para retirar secreções. O ideal seria fazer um swab dos olhos e submeter a um exame de antibiograma para saber qual o antibiótico eficaz. Na impossibilidade desse exame, a oxitetraciclina tem funcionado bem, aplicar injetável ( Terramicina LA), uma única dose, e aplicar spray ocular (Terra-Cortril). O spray deverá ser usado com cautela, aplicado a 15 cm dos olhos para não lesar a córnea do animal. As pessoas deverão realizar os procedimentos com as mãos limpas e utilizando luvas.

Jaime de Oliveira Filho

Itapetininga - São Paulo - Consultoria/extensão rural
postado em 17/11/2011

Oi posso ajudar endoçando o que a Jordana indicou,o uso de oxitetraciclina.
Se acaso esteja com as córneas esbranquiçadas, aplicar 1/10kg intramuscular, uma única dose deve resolver e as que tiverem com os olhos lacrimejando pode pingar esta mesma substância(oxitetraciclina LA ) 2 gotas no olho da ovelha 2 vezes ao dia até desaparecer , mas um detalhe para pingar, tem que ser só esta substância oxitetraciclina , pois alguns produtos vem com antinflamatório

João Gualberto Santiago

São Miguel do Anta - Minas Gerais - Produção de ovinos
postado em 17/11/2011

Agradeço a Jordana e mais uma vez ao Jaime pela ajuda que estão me prestando, persiste uma dúvida, por quanto tempo devo usar o spray ? até sumir os sintomas?

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade