Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Conab: produção de grãos atingirá novo recorde

postado em 08/04/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O Brasil vai colher safra recorde de grãos. A pesquisa da produção no ciclo 2009/2010, divulgada na última quarta-feira (7) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), foi estimada em 146,31 milhões de toneladas. O resultado do sétimo levantamento do ano é o melhor da história, 8,3% superior às 135,13 milhões de toneladas da última safra. O desempenho é também 1,6% maior que o do mês passado (143,95 milhões de toneladas) e supera o último recorde, registrado no ciclo 2007/2008, quando a produção foi 144,14 milhões de toneladas.

O bom regime de chuvas nas áreas de maior produção, a ampliação de área do milho de segunda safra e a antecipação do plantio da soja no estado de Mato Grosso foram os grandes responsáveis por este desempenho. A soja deve alcançar 67,39 milhões de toneladas, 17,9% ou 10,22 milhões de toneladas a mais que na safra anterior.

O milho de segunda safra teve aumento de 19,5%, totalizando 20,73 milhões de toneladas. O resultado foi influenciado pela previsão de crescimento de 3% na área e de 15,9% na produtividade. Somadas a primeira e a segunda safras do cereal, a produção atingiu 54,14 milhões de toneladas, ganho de 6,1% em relação ao período passado, o que representa 3,13 milhões de toneladas a mais.

Durante o anúncio do 7º levantamento da produção de grãos, o novo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, disse: "a supersafra de grãos é fruto da união entre o trabalho do agricultor brasileiro e o apoio do governo à agricultura para o aumento da produção e manutenção do setor como um dos mais importantes na economia do País".

Segundo o ministro, as possíveis dificuldades oriundas do excesso de produção poderão ser resolvidas. Para isso, Rossi aposta na armazenagem nas fazendas. Ele explicou que, recentemente, técnicos do Ministério da Agricultura e da Conab formularam proposta de financiamento a longo prazo, com juros subsidiados e carência para produtores que queiram adotar silos nos locais de produção.

O ministro assegurou, ainda, o esforço do governo em manter a garantia de preços mínimos para apoio à comercialização, diante da safra recorde. "Vamos encontrar um norte seguro para que os agricultores se sintam confortáveis para aumentar a produção destinada ao consumo interno e à exportação", concluiu.

Confira o 7º levantamento da safra de grãos.

As informações são do Mapa, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade