Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Confiança do consumidor cresce em maio

postado em 26/05/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Com o fim da expectativa de cenário melhor para a economia nos próximos meses, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu apenas 1,3% em maio, após 2,9% em abril. Apesar disso, a economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Viviane Seda Bittencourt destaca que a terceira elevação consecutiva do índice mostra uma evolução favorável do humor do consumidor. Mas ainda é cedo para dizer que o brasileiro recuperou a confiança.

"A avaliação do consumidor sobre a situação de suas finanças ainda não está boa. O caminho para uma verdadeira recuperação no ICC passa pela recuperação no mercado de trabalho", disse a economista. O ICC de maio foi calculado com base em entrevistas em mais de 2 mil domicílios, em sete capitais, entre 30 de abril e 20 de maio.

Para a técnica, o mês de abril foi fortemente influenciado por uma euforia exagerada do consumidor, impulsionada principalmente pelas famílias de baixa renda. As boas notícias do mês passado, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no material de construção e em produtos da linha branca, e o anúncio do Programa de Habitação "Minha Casa, Minha Vida" explicaram o otimismo.

Em maio houve ajuste entre as expectativas do consumidor e o cenário real da economia. "Por isso, a taxa do ICC subiu menos", disse ela. Porém, houve melhora significativa em maio na avaliação do consumidor sobre o atual cenário econômico.

A analista da consultoria Tendências Ariadne Vitoriano comentou que, apesar da melhora na margem, a confiança do consumidor ainda está em um nível baixo. "Em relação ao mesmo período de 2008 (maio do ano passado), quando a economia estava aquecida, houve retração de 10,9% do ICC."

A matéria é de Alessandra Saraiva, publicada no jornal O Estado de S. Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade