Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Cortes no orçamento não devem atingir a agricultura

postado em 16/04/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, afirmou nesta quarta-feira (15) que a agricultura não será atingida pelos cortes temporários no orçamento da União para 2009. Em Brasília, ele e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciaram a redução da meta de superávit primário a partir de 2010 - que é a economia feita pelo governo para pagar os juros da dívida pública.

No projeto de lei de diretrizes orçamentárias de 2010, está incluída a redução da meta de superávit primário de 3,8% do PIB para 3,3%. Isso quer dizer que a economia feita pelo governo para pagar os juros da dívida será menor. O principal motivo é a exclusão da Petrobras do cálculo da receitas e despesas do governo em 2009. Segundo o ministro Guido Mantega, as justificativas são a queda na arrecadação do governo e a desaceleração na economia.

Ontem (15), o ministro Guido Mantega disse também que, apesar da crise internacional ainda ter reflexos na economia brasileira, já é possível verificar um abrandamento da recessão que atinge alguns países. Para ele, o agronegócio brasileiro é um exemplo de melhora no desempenho. As mudanças nas diretrizes orçamentárias foram baseadas em previsões otimistas para a economia no próximo ano.

Segundo o ministro do Planejamento, o Brasil deve crescer 4,5% em 2010. Paulo Bernardo também afirmou que os cortes temporários no orçamento da União não devem atingir a agricultura. Segundo ele, a economia vai ser feita nas emendas parlamentares. "Não haverá contingenciamento na agricultura no que diz respeito aos programas essenciais como vacinação contra aftosa, defesa sanitária, animal e vegetal. Os programas de investimento da Embrapa todos estão preservados", disse Bernardo.

As informações são do Canal Rural, adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade