Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Crespilho fala sobre medicamentos para piolheira

postado em 25/06/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O médico veterinário e colunista do FarmPoint André Maciel Crespilho, de Botucatu, São Paulo, respondeu a carta do leitor Gustavo Máximo Martinscarta ao artigo "Pediculose ou "Piolheira" de ovinos e caprinos". O leitor gostaria de saber sobre os principios ativos usados para combate da piolheira. Abaixo leia a carta na íntegra.

"Prezado Gustavo Máximo Martins,

De uma forma geral a terapêutica deve se basear no tipo de ectoparasita que encontramos em nosso rebanho, evitando-se, dessa maneira, problemas relacionados a ineficácia dos tratamentos e resistência dos parasitas.

O Amitraz, por exemplo, representa um excelente carrapaticida e acaricida apresentando, no entanto, uma menor atuação como inseticida. Nesse caso, não se pode considerar o Amitraz como a primeira opção no tratamento da pediculose.

Já a cipermetrina (em formulação pura ou associada a outros agentes como os organofosgforados) apresenta uma ação inseticida pronunciada, atuando com grande eficácia contra os piolhos mordedores e sugadores.

Outra opção eficiente de tratamento representam as diferentes formulações de avermectinas (por exemplo a ivermectina e a doramectina).

A atuação dos medicamentos nas diferentes fases de desenvolvimento dos piolhos depende do tipo de formulação do inseticida, variando nos produtos disponíveis comercialmente. Frente a essa variabilidade, indicações mais precisas podem ser obtidas junto as bulas dos medicamentos. No entanto, cabe ressaltar que a grande maioria das formulações comerciais apresenta pouca eficácia (ou até ineficácia) contra os ovos e as ninfas (período que antecede a fase adulta) dos piolhos. Por essa razão que recomendamos a reaplicação dos inseticidas após 10-14 dias da primeira pulverização, para que aqueles piolhos em estágio inicial de desenvolvimento tenham tempo para atingir a fase adulta, tornando-se susceptíveis ao tratamento.

Espero que tenha conseguido sanar todas as dúvidas, aproveitando a oportunidade para agradecer pela ótima pergunta.

Atenciosamente,
André Maciel Crespilho

"Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade