Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Cruzamento entre raças - você realiza?

postado em 06/04/2011

17 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

De maneira geral, os sistemas de produção mais eficientes são aqueles que otimizam os recursos genéticos, os recursos ambientais, as interações entre eles, as práticas de manejo e as exigências de mercado. Algumas estratégias podem ser mais adequadas para determinadas exigências de tal forma que a definição do objetivo do sistema de produção seja fundamental para a tomada de decisões. Hoje uma estratégia de produção bastante utilizada pelos produtores de ovinos e caprinos é o cruzamento entre raças.

Nesse sentido, Maria Angela Machado Fernandes, médica veterinária e mestre em ciências veterinárias, citou no artigo "Confinamento: desempenho pré-desmame de cordeiros puros e cruzados Suffolk e Santa Inês - Parte I" que um sistema eficiente de produção de carne ovina é reflexo da prolificidade materna, dos cruzamentos entre raças, do potencial de crescimento dos cordeiros, do sistema de produção, da eficiência reprodutiva e do rendimento em carne.


No artigo "A importância do cruzamento entre ovinos de raças de carne x raça leiteira na produção de cordeiros de corte - Parte I", Letieri Griebler, zootecnista e mestranda em produção animal comentou que pesquisas recentes na linha de produção de carne de cordeiro visam selecionar matrizes com boa produção de leite, ou raças com aptidão leiteira cruzadas com raças de aptidão carne, obtendo neste cruzamento, fêmeas F1 com maior produção de leite, pela adição da característica produtiva da raça no cruzamento.


No artigo "Dorper: a raça ovina sul-africana como opção do cruzamento industrial - Parte I de II", Rafael Cedric Möller Meneghini, médico veterinário e doutorando em Ciência Animal e Pastagens da ESALQ/SP pontuou que todos nós sabemos que a escolha da raça ou grupo genético é fundamental para o sucesso de um sistema de criação de ovinos. "É sempre recomendado que, para se eleger esta ou aquela raça, sejam ponderados aspectos relacionados ao local de criação e suas condições climáticas, as exigências nutricionais dos animais e a capacidade do sistema de criação para atendê-las".

O FarmPoint pergunta: você realiza cruzamento entre raças na sua propriedade? Se sim, quais raças utiliza?

Participe deixando o seu comentário no box abaixo e compartilhe a sua experiência!

Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

LAUDELINO DE SOUSA FILHO

Salvador - Bahia - Produção de ovinos
postado em 06/04/2011

Eu utilizo Dorper com Santa Inês.

vladson dalla costa

Bauru - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 06/04/2011

Boa tarde. Utilizo Dorper x Santa Inês, mas hoje já estou cruzando 3/4 Dorper e estou tirando animais ótimos de carcaça para o abate e as fêmeas 7/8 são ótimas mãe.


alcindo pavan

Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Produção de caprinos de corte
postado em 06/04/2011

Estou criando caprinos finalidade carne, então, estou cruzando SAVANA com SRD DA REGIÃO DE BAGE, essa SRD, na verdade existe uma seleção natural e Humana, ou seja, apartir de uma população de cabras que estão sendo criadas a anos naquela região, extensivamamente, houve uma seleção natural, e o homem selecionou as de cor branca, pelo fato de quando ´percorrendo´ o rebanho fica mais fácil identificar as que estão com BICHEIRA PARA CURA-LAS. Então em cima destas coloquei a raça SAVANA, estamos na terceira parição, incrivel, não morreu nenhum descendente deste cruzamento, criação semi-extensiva.

Marco Aurelio Steffani

Mariópolis - Paraná - Consultoria/extensão rural
postado em 06/04/2011

Faço o cruzamento alternado Texel x Suffolk.

jose dagoberto franco de oliveira

Bagé - Rio Grande do Sul - Produção de gado de corte
postado em 06/04/2011

Faço cruzamento de fêmeas Corriedale x carneiros Dorper. Abato 100% machos e fêmeas com a VPJ e tenho excelentes resultados.

Igor Vaz

Pelotas - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos
postado em 06/04/2011

Nosso rebanho é muito diversificado, predomina Corriedale, Texel, Romney Marsh e Merino. Estamos introduzindo cruzamentos com gene Booroola para aumentar o número de crias por matriz. Nasceram mais de 2000 cordeiros. A grande dificuldade é cuidar dos muitos guachos abandonados pelas maes que tem trigemios e quadrigemios.

Israel Nunes

Valente - Bahia - Produção de ovinos
postado em 06/04/2011

Aqui em Valente na Bahia este cruzamento sempre aconteceu natural pois as raças criadas apresentavam características tão diversas que eram denominadas de SRD (sem raça definida). Há duas décadas vem se intensificando a busca por novas raças puras para cruzamentos. e durante todo este período o que tenho visto funcional do ponto de vista comercial foi o cruzamento das raça santa inês com dorper e vice versa. Um animal desete cruzamento chega facilmente aos 100Kg vivo em um ano.

Leonardo Rohrsetzer de Leon

Bagé - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de lã
postado em 06/04/2011

Não realizo cruzamento. Nossa criação é de Merino Australiano.

Edgenalvo Azevedo Feitosa

Garanhuns - Pernambuco - Técnico em Agropecuária
postado em 07/04/2011

Não estou fazendo o cruzamento entre raças , ainda mas pretendo fazer já vi o cruzamento de um animal mistiço com Doper puro e saiu um otimo produto.

LUIZ CARLOS NUNES DOS SANTOS

Salvador - Bahia - Produção de ovinos
postado em 07/04/2011

Estou cruzando Santa Inês com o Dorper, tendo resultado bastante satisfatório na terminação de carcaça.

Tiago Schultz

Mafra - Santa Catarina - Produção de ovinos de corte
postado em 07/04/2011

Aqui em Mafra é uma regiao fria ( com geadas no inverno) por isso optamos por criar raças d dubla aptidão lã e carne.
No ponto de vista de produção de carne acho muito interesante o cruzamento entre raçãs. Eu crio as femeas texel e utilizo reprodutor Ille de France.
Porem prescizo repor as carneiras que estao ficando velhas ou que tem algum tipo de falhas na sua produção, certo?
Vendo isso estou pensando em adquirir um reprodutor texel para cruzamento de algumas femeas que se destacam no rebanho, para justamente ficar com as futuras femeas destas,que substituirao as femeas descartes. O restante do rebanho continuo usando Ille. Tendo em vista a não deichar que as caracteristicas raciais do meu rebanho se percam.
Quero chegar e disser eu crio texel!
Por que se houver muita diferença entre a raça do reprodutor e a raça da femea ( Ex: macho de pelo e femea com lã) derrepente vai nascer bichos bonitos mas com uma parte de lã e outra parte sem. Se for pro abate tudo bem, mas se nos começarmos a repor as carneiras desse jeito, logo naum saberemos mais que raça criamos.
Eu dou muita importancia as caracteristicas das raças.

EDUARDO PICCOLI MACHADO

Alegrete - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de lã
postado em 08/04/2011

Sou criador da raça Ideal. Meu rebanho possui uma pureza genética de mais de 40 anos de seleçao e melhoramento. Sou adepto da filisofia de Joaquim Francisco de Assis Brasil , que dizia que "Aptidão se faz com seleção e não com mestiçagem."

isaias jose coelho

Dormentes - Pernambuco - Produção de caprinos de corte
postado em 08/04/2011

Nós temos uma raça diferenciada que é o Berganes um cruzamento de Santa Ines com Bergamácia. Agora faço cruzamentos com o Dorper.

Tiago Schultz

Mafra - Santa Catarina - Produção de ovinos de corte
postado em 08/04/2011

Concordo plenamente com nosso amigo Eduardo. Mas animais para abate da pra fazer um choque samguinio sem problema algum, o que nao se pode é chegar numa propriedade e nem saber o que se cria...Mistura de raças quem ve pensa sera um "santatexel"? ou um "dorsanta"?, ou "illeines"?... Animais com lã até metade e outra metade sem, coisa feia!

Heron Reger de Carvalho

CAMPOS ALTOS - Minas Gerais - Consultoria/extensão rural
postado em 10/04/2011

Cruzamos Santa Ines com East Frisian. Agora cruzamos as filhas com white dorper,os nascimento e para o final de abril. O resultado depois eu conto.

paulo duarte do valle filho

Presidente Prudente - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 11/04/2011

Utilizo reprodutores Texel e Ille de France em ovelhas SRD, Sta Ines, cruzas de Sta Ines, etc. O rebanho de ovelhas é bem diversificado. Comecei a utilizar reprodutores Dorper, as crias começarão agora no mês de abril.

edson melo

Parnaguá - Piauí - Produção de ovinos de corte
postado em 03/05/2015

alguém me fale sobre o resultado do santa inês com a cruzada dorper x sta. inês. Iniciei o recruzamento, se é que possa assim definir.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade