Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Daniel de Araújo comenta sobre mercado de ovinos no Brasil e na América Latina

postado em 06/03/2012

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O produtor de ovinos e leitor do FarmPoint Everaldo Pereira, de Salvador/BA, enviou um comentário para o artigo "Atualidade e perspectivas internacionais para a produção de carne ovina", de Daniel de Araújo Souza. Everaldo fez as seguintes perguntas: "Como será o mercado de ovinos no Brasil e na América Latina em 2012? Quais são as raças nativas que a China usa para compor o seu rebanho?". Confira as resposta do autor do artigo e deixe a sua opinião!

"Olá Everaldo,

Bem, quanto ao Brasil, as estimativas da OECD/FAO apontam para uma produção de 78,4 mil toneladas de carne ovina em 2011 (queda de 3,1% em relação à 2010), o que somado às 6,4 mil toneladas (queda de 26,3% comparado à 2010) de produtos cárneos importados (carcaça, cortes e miudezas) nesse mesmo ano, dá um consumo de quase 85 mil toneladas (redução de 4,7% em relação à 2010).

Em relação aos nossos vizinhos, a Argentina, em 2011, reduziu seu rebanho em 2% para 14,7 milhões de cabeças e produziu cerca de 55,7 mil toneladas (26,6% a menos do que em 2010). O Uruguai segue o mesmo caminho, com queda de 36,3% no nível dos abates em 2011, alcançando 1,1 milhão de cabeças. Além disso, o rebanho de cria deve sofrer mais uma queda, caindo para abaixo das 7,7 milhões de cabeças. Nos próximos artigos, estaremos detalhando o mercado doméstico e do Mercosul.

Quanto a China, a raça nativa mais utilizada por lá é a chamada Han de cauda curta (tem uma outra variedade de cauda longa) que possui taxas de prolificidade entre 220 e 330%, e tem sido utilizada em programas de cruzamento com raças exóticas, especialmente Poll Dorset, para aumentar a produção e melhorar a qualidade da carne.

Obrigado por sua participação e até a próxima!

Abraços,

Daniel"


Observação:
Daniel de Araújo Souza é colunista do FarmPoint e será um dos palestrantes do "I Simpósio FarmPoint sobre Produção Ovina: sanidade, nutrição e manejo. "

Ele é Médico Veterinário pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Especialista em Manejo da Pastagem pela Faculdade Associada de Uberaba (FAZU). Mestre e Doutorando em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Consultor da Prime ASC - Advanced Sheep Consulting e Especializado em Cadeia Produtiva de Carne Ovina.


Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Durandis Silveira Gomes

Aporé - Goiás - Produção de caprinos de corte
postado em 16/03/2012

Bom dia!!
eu já estou com 12 hectares formada de capim massai, quero criar  santa inês com dorper, quero  iniciar com 50 matris, gostaria de saber se as espectativas são boas para este mercado, e onde posso vender mais perto e melhor, e tambem vender abatido  ou em pé . qual dar mais lucro.


                                                            obrigado
                                                                                        Durandis.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade