Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Daniel Legnaro fala da importância das cooperativas

postado em 28/04/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O leitor do FarmPoint Daniel Legnaro Faria, produtor de ovinos de Ribeirão Preto, São Paulo, enviou um comentário ao artigo "EUA: estudo mostra importância das cooperativas". Abaixo leia a carta na íntegra.

"Definitivamente me impressiona o tamanho cuidado que alguns paises tem com a agricultura e pecuária, principalmente nesse momento.

Vejam vocês os Estados Unidos que neste momento passa, como todos, mas em uma maior intensidade, por uma crise e mesmo assim o departamento de agricultura realiza uma pesquisa desse porte e defini como "o papel e a força que as cooperativas possuem para a vossa agricultura e pecuaria".

O que é uma cooperativa para aqueles que nâo tem a ideia do que seja! Cooperativa, conforme a lei 5.764 de 16.12.1971, é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contan­do com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.

Ora, estamos falando exaustivamente sobre cadeia produtiva, frigorificos, gestão da produção, conjuntura, e estamos esquecendo que o que impede o Brasil de se tornar um grande produtor de ovinos e caprinos, além dentre outros fatores, é o fator cultural!

Infelizmente não sabemos trabalhar em equipe, com interesses comuns com pessoas competentes para organizar economicamente e de forma democratica uma cooperativa e tão pouco podemos contar com a participação e cooperação de todos para que exista uma força entre as pessoas que tem o interesse de continuar e ou ingressar na produção de ovinos e caprinos. Este ultimo item, para mim, por pura vaidade.

O secretário (EUA) ainda afirma que as cooperativas sempre foram de extrema importância para o setor rural de seu país servindo como referência economica e o que deveria ser para o Brasil também.

A cooperativa é de extrema importância para uma atividade rural, principalmente aquelas que estão ganhando forma como a nossa atividade, pois precisamos de representantes que briguem pelo interesse de nossa atividade. Não é para um ou para outro que a cooperativa fará e sim à todos que produzem.

Se não houver uma mudança de comportamento cultural fica dificil exigir ou mesmo pedir algo ao nosso governo, pois se não temos competência para nos organizar e trabalhar em equipe quem nos dará credibilidade?

Não podemos somente visar lucro individual, mas mirar um futuro prospero à ovinocaprinocultura.

Uma associação já é uma boa saída para a organização de nossa atividade e que vale a pena. As associações assumem os princípios de uma doutrina que se chama associativismo e que expressa a crença de que juntos podemos encontrar soluções melhores para uma atividade ou um bem comum.

Raul Seixas em uma de suas músicas dizia: "Nunca se vence uma guerra lutando sozinho!"

Abraços a todos"

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2021 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade