Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Derrota de Kirchner pode afetar exportações brasileiras

postado em 22/07/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Os produtores da Argentina devem retomar imediatamente as vendas externas, já que o projeto de lei que determinava aumento dos impostos aplicados às exportações de produtos agrícolas, na ordem de 35%, foi rejeitado. Isso pode resultar em queda nos preços das commodities e disputa de mercados com o Brasil.

"A retomada das exportações da Argentina vai ter um impacto negativo nas cotações das commodities, todos os exportadores de produtos agrícolas vão perder. No caso do Brasil o País deve sentir mais nos mercados de carne e soja, nos quais concorre diretamente", avalia José Augusto de Castro, vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).

Para Castro o impacto maior deve acontecer na próxima safra, já que com a retomada da rentabilidade os agricultores argentinos serão estimulados a aumentar o plantio, o que irá se refletir na oferta e conseqüentemente nos preços. A expectativa é a de que a Argentina no mínimo retome o volume de produção de milho e soja.

"O que acontece é que livre de pagar um imposto tão alto o produtor passa a ter uma margem muito maior, considerando que lá diferentemente do Brasil, o câmbio estimula, então há um ganho de preço e um ganho cambial", destacou Castro.

A China é o palco da principal disputa de mercado entre Brasil e Argentina. Enquanto os produtores vizinhos ficaram impossibilitados de exportar para os chineses a receita brasileira obtida com as exportações de grão no primeiro semestre de 2008 chegou a US$ 2,8 bilhões e o volume alcançou 6,7 milhões de toneladas, o mesmo registrado pela Argentina em 2006.

As informações são do jornal Diário do Comércio e Indústria.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade