Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Edilson Paiva é eleito presidente da CTNBio

postado em 11/02/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Em rápida votação, 20 dos 27 membros-titulares da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) elegeram ontem (10) o agrônomo geneticista Edilson Paiva como novo presidente do colegiado até o início de 2012. A comissão é responsável por criar as regras para a indústria de biotecnologia no país.

Eleito com 18 votos, o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo teve o nome confirmado no cargo pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. Na lista tríplice enviada ao ministro constavam ainda o geneticista Aluízio Borém (14 votos) e o químico Antônio Euzébio Goulart Santana (12 votos).

A opção do ministro por Paiva deveu-se, segundo fontes de comissão, à sua experiência e ao alinhamento em favor de acelerar as liberações comerciais de transgênicos no país. Paiva tem, ainda, ligação com o secretário de Políticas e Programas do MCT, Luiz Antônio Barreto de Castro, também pesquisador da Embrapa e primeiro presidente da CTNBio, em 1997. Além disso, terá apenas mais dois anos de mandato no colegiado. A indicação também seria um "prêmio" à atuação "afinada" de Paiva com os interesses da agricultura.

Identificado como um dos principais adversários internos dos grupos que pregam mais cautela nas liberações de transgênicos, o novo presidente afirma que a "nova etapa" da CTNBio deveria ter menos disputas ideológicas. "Precisamos separar as discussões técnicas e as questões políticas nos debates. A chegada dos novos integrantes pode melhorar essa relação", diz ele, até então vice-presidente durante a gestão do médico bioquímico Walter Colli.

A matéria é de Mauro Zanatta, para o jornal Valor Econômico, adaptada e resumida pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2022 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade