Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa apresenta tecnologias para produção animal no Pecnordeste 2015

postado em 09/06/2015

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

As alternativas para alimentação de rebanhos no semiárido, controle de verminoses e manejo de caatinga para produção animal são o destaque da participação da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) na edição de 2015 do Seminário Nordestino de Pecuária (XIX Pecnordeste), que acontece de 16 a 18 de junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). No painel temático de Caprinovinocultura, serão apresentadas e discutidas tecnologias em nutrição animal, forragicultura e sanidade animal, além da experiência de desenvolvimento regional do programa Rota do Cordeiro.

A preocupação com a alimentação de caprinos e ovinos será tema de três eventos com participação da Embrapa na programação. Na terça-feira (16), o analista Lucas Oliveira apresentará, às 15h30, palestra sobre o manejo da caatinga para a produção de caprinos e ovinos, em que mostrará tecnologias já consolidadas e indicativos de pesquisa para o futuro. Entre elas, o uso de sistemas agroflorestais, as técnicas de manejo da vegetação (raleamento, enriquecimento e rebaixamento) e as futuras perspectivas para recuperação de áreas degradadas, no combate aos efeitos da desertificação.

Lucas também estará à frente de oficina sobre orçamento forrageiro, no dia 17, às 14 horas. Ele mostrará os conceitos e o passo a passo para utilização da ferramenta, que ajuda os produtores rurais a planejarem e administrarem suas reservas de alimentos, auxiliando na tomada de decisões sobre o fornecimento de alimentos, descarte de animais, entre outras medidas úteis na produção de caprinos e ovinos.

A outra abordagem sobre alimentação dos rebanhos ficará por conta do pesquisador Marcos Cláudio Rogério que, em mesa redonda na quinta-feira (18), às 14 horas, falará sobre alternativas alimentares para caprinos e ovinos no semiárido. A abordagem levará em consideração o contexto de quatro anos de seca no Nordeste, destacando o uso de alimentos que contêm água, como palmas forrageiras e cactáceas, além de citar as vantagens da prática da silagem – processo que conserva parte da água dos alimentos – e do planejamento alimentar. Marcos Cláudio também falará sobre o aproveitamento de subprodutos agroindustriais para a nutrição animal.

O uso do Kit Embrapa para controle integrado de verminoses de caprinos e ovinos será tema da palestra do analista Eduardo Oliveira na terça, dia 16, às 16 horas. O Kit reúne tecnologias e ferramentas que auxiliam produtores rurais e técnicos a aplicarem a vermifugação segundo a metodologia do controle integrado, recomendada pela Embrapa, selecionando os animais que realmente necessitam de vermífugos, além de permitir o acompanhamento do grau de infecção dos rebanhos, por meio da coleta de fezes e envio para análise em laboratórios.

A participação da Embrapa no painel também contará com o pesquisador Octávio Morais, que apresentará resultados do programa Rota do Cordeiro em palestra na quarta-feira (17), a partir das 10 horas. O programa, executado pela Embrapa, em parceria com Ministério da Integração Nacional, Codevasf e parceiros locais (no Ceará, Governo do Estado e Prefeitura de Tauá), tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento de regiões tradicionalmente produtoras de caprinos e ovinos no semiárido brasileiro, facilitando a adoção de tecnologias, ajudando na organização das cadeias produtivas e estimulando atividades paralelas, como a gastronomia e o turismo. A Rota do Cordeiro já está em atividade no Ceará e Piauí.

O público visitante do Pecnordeste 2015 também poderá conferir informações sobre as tecnologias da Embrapa Caprinos e Ovinos no stand do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Centro de Feiras e Eventos. Lá, serão disponibilizados exemplares dos kits da Embrapa para Controle Integrado de Verminose, Seleção de Cordeiros para Terminação e Ordenha Manual de Caprinos Leiteiros, além de materiais informativos sobre tecnologias e serviços da Embrapa.

Confira a programação do painel de Caprinovinocultura no Pecnordeste clicando aqui. 

Serviço

XIX Seminário Nordestino de Pecuária – Pecnordeste 2015
Data: 16 a 18 de junho
Local: Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste
Avenida Washington Soares, nº 999 – Edson Queiroz – Fortaleza (CE)
Página oficial: http://pecnordestefaec.org.br/2015/

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint. 


 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Antonio Moreira de Almeida

OUTRA - OUTRO - Produção de caprinos de corte
postado em 15/06/2015

Os três temas identificados para as palestras temáticas, pela Embrapa, no Seminário PEC NORDESTE DE 2015, são altamente significantes para nós produtores da ovinocaprinocultura.

Magno Xavier

Santana do Matos - Rio Grande do Norte - Produção de Ovinos Dorper de Elite
postado em 25/06/2015

Todos são temas extremamente importantes e, com a participação do know how da Embrapa é excelente as abordagens.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade