Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa Caprinos e Ovinos inaugura Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos

postado em 21/05/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Em solenidade com a presença de integrantes da Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos e outras autoridades convidadas, a Embrapa Caprinos e Ovinos promoveu, na última sexta-feira (18), a inauguração do seu Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos (LCTA). "Esta obra vem para nos ajudar a enfrentar desafios. Que as tecnologias aqui geradas possam ser adotadas pelos produtores. Que o leite de cabra não seja comprado somente por programas de merenda escolar, mas conquiste outros mercados. Que, em vez de importarmos queijos de outros países, tenhamos queijos produzidos aqui mesmo, gerando renda", afirmou o chefe-geral Evandro Holanda Júnior.

Após o descerramento da placa, os convidados foram guiados pelo pesquisador Antônio do Egito a uma visita para conhecer a estrutura do LCTA. Egito explicou que, a partir de uma estrutura anterior, que comportava uma usina de processamento de leite caprino, foi construído um espaço que permite tanto pesquisa básica como aplicada. Ele destacou a diversidade das ações de pesquisa praticadas hoje no Laboratório que vão desde os produtos derivados do leite (queijos, iogurtes, sorvetes, doces, entre outros) e carne até estudos sobre alimentos com bactérias probióticas, micro-organismos ruminais e enzimas para produção de coalho vegetal.

Além de inauguração, os integrantes da Câmara Setorial conheceram também ações de gestão ambiental (compostagem e fossa séptica), o Centro de Formação da Residência Zootécnica e o Prédio da Pesquisa. "Para nós foi uma surpresa positiva. Sabíamos da seriedade da Embrapa, mas vir para cá e verificar o quanto se investiu para o desenvolvimento da cadeia produtiva traz uma boa reflexão à Câmara sobre a importância de se trabalhar com pesquisa e de fortalecer, junto aos governos, políticas que resultem em maior adesão dos produtores a essas ferramentas disponíveis", afirmou o presidente da Câmara Setorial, Edilson Maia.

Para Arnaldo Vieira Filho, presidente da Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco), a visita da Câmara Setorial à Embrapa Caprinos e Ovinos foi "muito proveitosa". "Fiquei impressionado com as estruturas física e de recursos humanos. Conhecíamos muitos esforços da Embrapa, mas nem sempre se consegue visualizá-los", afirmou ele. Para Arnaldo, é interessante que a Câmara Setorial realize outras reuniões em espaços de contato com o setor produtivo. "Onde se vai uma semente é plantada, pela nossa possibilidade de levarmos apoio e incentivo, dando andamento à nossa missão de consolidar caprinocultura e ovinocultura no Brasil", destacou ele.

Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos

O Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos é um complexo de cinco laboratórios: Processamento de Leite e Derivados, Bioquímica, Microbiologia, Análise Sensorial e Físico-Química. Esta estrutura possibilita análises em bactérias probióticas em produtos lácteos; físico-química de leite e derivados e cárneos; bioquímica de leite e derivados e cárneos; proteases vegetais; contaminantes e patógenos em alimentos lácteos e cárneos. Na estrutura, foram investidos R$ 900 mil, em recursos do Governo Federal. Outros R$ 429 mil foram investidos na compra de equipamentos, entre recursos do PAC Embrapa, emenda parlamentar da bancada federal cearense e projetos de pesquisa.

No LCTA atuam hoje seis pesquisadores e quatro laboratoristas, que atuam no desenvolvimento de tecnologias para agregar valor ao leite, aumentar o tempo de prateleira dos produtos, oferecer diferenciais nutricionais e funcionais, estimular o apelo comercial e a geração de emprego e renda dos produtos. Cerca de 40 produtos já foram criados e estão disponíveis para apropriação por pequenos, médios e grandes produtores. Parte destes produtos estão descritos em comunicados técnicos da Embrapa Caprinos e Ovinos que podem ser acessados clicando aqui

 
As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade