Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa debaterá melhoramento genético no Simpósio FarmPoint sobre Produção Ovina

postado em 16/05/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Um panorama sobre como podem ser conduzidos os programas de melhoramento genético de ovinos no Brasil, com abordagens novas ou testadas somente fora do país. Este será o debate que o pesquisador Octávio Morais, da Embrapa Caprinos e Ovinos, pretende levar à sua participação no I Simpósio de Produção Ovina, promovido pelo site FarmPoint, que acontece na Universidade de Marília (SP), entre os dias 14 e 15 de junho. A palestra de Octávio está marcada para o dia 14, às 16h50, com o título "Sugestões e orientações para programas de melhoramento de ovinos de corte no Brasil: quebrando preconceitos".

De acordo com Octávio, a maioria dos programas de melhoramento genético no Brasil toma como base somente a avaliação genética, quando esta deve ser vista como somente uma parte integrante de um programa mais completo. "Os programas apresentam como resultados catálogos com os animais rankeados de acordo com as de Diferenças Esperadas na Progênie (DEP's). Mas realizar isso é fazer somente uma parte de um programa de melhoramento. Estes índices não podem ser usados de forma indiscriminada, devem ser usados de acordo com os objetivos que o produtor tem", explica ele.

Octávio ressalta que 90% dos programas tendem a observar somente características como ganho de peso e conformação de carcaça, quando outras como os índices de sobrevivência de cordeiros geralmente são negligenciadas. Outro ponto do debate será a necessidade da escrituração zootécnica nas propriedades, como base para o melhoramento animal. Para o pesquisador, é necessário fazer uma sensibilização para que o produtor perceba os ganhos desta prática: "o produtor só vai adotar no momento em que entender a importância que a escrituração tem para ele".

O Simpósio de Produção Ovina do FarmPoint abordará novidades e tendências da cadeia produtiva da ovinocultura, com destaque para novas tecnologias voltadas para otimizar a produção no país. O evento pretende reunir produtores de ovinos; associações e núcleos de criadores; empresas; estudantes e profissionais da área (técnicos, consultores, engenheiros agrônomos, zootecnistas, médicos veterinários). A programação de palestras do dia 14 prevê, além da abordagem sobre melhoramento genético, temas como controle de parasitas, mercado, nutrição de ovinos, sistemas e custos de produção.

As inscrições custam R$ 50,00 para estudantes e R$ 80,00 para profissionais. Mais informações sobre a programação, palestrantes e inscrições podem ser acessadas pelo site "http://www.farmpoint.com.br/simposio/"

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade