Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa desenvolve projeto de cadastramento

postado em 30/06/2006

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A partir de um projeto piloto com informações do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), em parceria com Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vai desenvolver um sistema de informação para cadastro de propriedades, proprietários, exploração pecuária e de controle de movimentação de animais. A idéia é implementar o projeto em 12 meses.

O objetivo é que o Mapa possa ter acesso a dados tanto de cadastro de propriedades quanto a dados dos GTAs para a emissão de relatórios, controle de acontecimento de alguma doença e de alerta sanitário.

No Brasil, existem 2,7 milhões de propriedades de pecuária de corte (gado de corte, gado de leite e aves), com um rebanho estimado de 200 milhões de cabeças. Ao total, são emitidos 15 milhões de guias de movimentação de todo tipo de animal, o que significa mais de 1 milhão de GTAs por mês. "Essas guias são cadastradas de várias formas nos estados brasileiros (manual, informatizada disponível on line e informatizada localmente). Esse trabalho de organização dos dados é o primeiro passo para a rastreabilidade, exigência da comunidade européia", informou a pesquisadora Sônia Ternes em notícia da Embrapa.

Para o pesquisador Marcos Visoli, são duas estratégias principais, "uma delas é agregar informações no ministério com o objetivo de ter uma visão geral e oferecer consultas para os próprios estados; outra ação, em paralelo, é informatizar os estados que ainda não estão informatizados e agilizar o envio dessas informações para o Mapa para fazer parte dessa base agregada".

As informações são da Embrapa.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Nilvano Pedro Rodrigues

Goiânia - Goiás - Pesquisa/ensino
postado em 20/07/2006

Este cadastro, vem de encontro à necessidade de um controle mais eficaz, quando pensamos em acompanhar a tendência de mercado.

Se quisermos negociar com outros mercados, obviamente temos que respeitar as suas exigências e nos adequar a elas, só espero que iniciado este passo, continuemos a seguir a caminhada, rumo ao mundo.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade