Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa divulga produtos de leite de cabra em evento

postado em 05/08/2010

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Participantes do evento Prazeres da Mesa Itinerante, realizado pela primeira vez em Fortaleza (CE), puderam conhecer diversas variedades de queijos de leite de cabra produzidos com tecnologias da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral/CE). Os queijos foram oferecidos para degustação durante palestra da pesquisadora Selene Benevides, em mesa redonda sobre gastronomia e pesquisa nesta quarta-feira (4).

Na degustação foram servidos diferentes tipos de queijos de coalho, boursin e andino, inclusive em variedades defumadas e com adicionais, como os de coalho com óleo de pequi e com cumaru (dois vegetais característicos da caatinga).

A diversificação e o sabor dos produtos também serviram de atrativos para empresários do setor de gastronomia. Cecília Seligmann, proprietária do restaurante L'ô, de Fortaleza, procurou os pesquisadores Selene Benevides e Luís Eduardo Laguna para obter informações sobre as tecnologias de produção. "Particularmente, gosto muito de produtos caprinos. Já há uma tendência de crescimento do mercado em locais como São Paulo e países europeus e aqui no Ceará há um potencial muito bom também", ressaltou ela.

Na mesa redonda, organizada pelo Serviço Nacional do Comércio (Senac/CE) e Universidade Federal do Ceará (UFC), Selene apresentou tecnologias de derivados do leite (como queijos, iogurtes, doces) e de carnes (linguiça, mortadela, entre outros) desenvolvidas pela Embrapa. A empresa tem investido em pesquisas para qualidade e diversificação de produtos, com foco também no trabalho em parceria com produtores, para geração de emprego e renda. Pesquisas recentes indicam novidades como sorvetes e bebidas lácteas probióticas, além do investimento na descoberta de novas proteases vegetais.

As tecnologias de alimentos, na Embrapa Caprinos e Ovinos, integram linha de pesquisa em vigor há 20 anos. Recentemente, a unidade reformou sua usina de produção de leite, para abrigar o novo Laboratório de Ciência e Tecnologia de Alimentos. "O que temos hoje é um portfólio de mais de 40 produtos, entre queijos, iogurtes, doces, com diversos sabores", destacou o pesquisador Luís Eduardo Laguna.


A matéria é da Embrapa Caprinos e Ovinos, resumida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

ALDA BRITO

Natal - Rio Grande do Norte - Estudante
postado em 16/09/2011

Parabéns ,pela excelente mateia que falar sobre os derivados do leite de cabra.principalmente os quejo elaborados com produtos da terra.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade