Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa Informática: portal reúne softwares agrícolas

postado em 02/09/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Após um ano e meio de trabalho, a Embrapa Informática Agropecuária lançará, este mês, em Campinas/SP, o Portal da Tecnologia da Informação para o Agronegócio, que reúne informações sobre o mercado de softwares agropecuários. Além de softwares desenvolvidos por unidades da própria Embrapa, o portal vai informar o produtor quais empresas privadas desenvolvem programas de interesse agropecuário, qual é a aplicação de cada software e como adquiri-lo. No caso dos softwares da Embrapa - cerca de 50 programas -, gratuitos, o portal indicará onde cada um pode ser baixado.

O conteúdo é resultado do projeto "Estudo do Mercado Brasileiro de Software para o Agronegócio", de 2008, coordenado pela Embrapa Informática Agropecuária, diz a analista da Embrapa Informática Agropecuária, Cássia Isabel Costa Mendes. O trabalho identificou 180 empresas que atuam no setor de softwares agropecuários, mas Cássia acredita que o número de empresas deva ser maior. "Enviamos um questionário para essas empresas e 128 responderam. E, dessas 128 empresas, foram identificados 405 programas de aplicação no agronegócio."

Categorias

Para facilitar o acesso dos usuários, as empresas foram separadas por distribuição geográfica, data de ingresso no mercado e produtos oferecidos. Já os softwares disponíveis no portal foram divididos em quatro categorias: cultivo vegetal, manejo animal, administração e gerenciamento e controle de processos. "Muitos dos programas encaixam-se em mais de uma categoria."

Os softwares da categoria Cultivo Vegetal permitem o acompanhamento de lavouras "dentro da porteira". Só para a cultura da soja, há 84 programas. Entre os softwares de manejo animal, a área com mais produtos são bovinos de corte. "Esses programas ajudam o produtor a acompanhar o desenvolvimento de cada animal do plantel", diz Cássia. Com a maior quantidade de softwares disponíveis no mercado, a área de administração e gerenciamento conta com 366 programas. "Neste grupo, há ferramentas de contabilidade e para fazer controle de custos." A categoria Controle de Processos abrange as etapas pós-colheita, como processamento e armazenamento de produção.

Cássia explica que o usuário encontrará no portal, além de informações sobre as empresas, a descrição de cada programa e em que áreas o software pode ser aplicado. "Há uma breve descrição da funcionalidade do programa e a empresa responsável. E o produtor busca, por palavras-chave, o programa de seu interesse."

Para navegar pelo portal, não é preciso se cadastrar. "O portal informa sobre o que o mercado oferece. Não é possível baixar os softwares privados até porque não tivemos como testar todos os produtos", diz Cássia. Clique aqui para ver as empresas envolvidas no projeto.

As informações são de Fernanda Yoneya, do jornal O Estado de S. Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade