carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa lança livro sobre produção de pequenos ruminantes na América Latina

postado em 25/11/2013

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Como parte das comemorações referentes aos 40 anos da Embrapa em 2013, a Embrapa Caprinos e Ovinos lançou o livro “La Producción de Rumiantes Menores em las Zonas Áridas de Latinoamerica”, durante o 8º Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA). A obra registra os resultados do projeto de pesquisa realizado por mais de 20 pesquisadores de instituições do Brasil, México, Argentina e Venezuela, no período de 2004 a 2007, com objetivo de fortalecer os agricultores familiares criadores de caprinos e ovinos na América Latina.

De acordo com a pesquisadora Ana Clara Cavalcante, uma das autoras e que apresentou o livro durante o CNPA, os principais impactos do projeto foram o desenvolvimento de sistemas inovadores de produção com a ativa participação dos agricultores e a indução de políticas públicas para inserção dos agricultores em mercados formais, como exemplo a organização da cadeia do leite de cabra na região do Sertão Central do Ceará. O projeto foi apoiado pelo Centro Internacional para Pesquisa Agrícola em Áreas Secas (Icarda) e financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

O livro é dividido em sete seções que abordam a problemática da produção de ruminantes nas zonas áridas da America Latina; o contexto da produção: vegetação nativa, tipos de sistemas de produção e mercados; experiências com pesquisa participativa e sinergia com projetos de desenvolvimento; fortalecimento da base forrageira: manejo de pasto nativo, plantas forrageiras convencionais e não convencionais; sistemas de alimentação e estratégias nutricionais; experiências em melhoramento genético animal e marco institucional e ações de desenvolvimento.

Editado pelo pesquisador do Centro Internacional para Pesquisa Agrícola em Áreas Secas (Icarda), Luis Iñiguez, tem capítulos escritos pelos pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos, Evandro Holanda, Vinícius Guimarães, Juan Ferelli, Ana Clara Cavalcante, Marcom Bomfim e Olivardo Facó.

A obra não será vendida, as instituições interessadas em recebê-la devem entrar em contato com a Embrapa Caprinos e Ovinos, pelo telefone (88) 3112.7404 ou e-mail cnpc.chgeral@embrapa.br.

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Tiago

Uruguaiana - Rio Grande do Sul - Estudante
postado em 03/12/2013

Excelente oportunidade esta que a Embrapa nos proporciona. Gracias

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade