Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa: leilão de ovinos e caprinos supera expectativa

postado em 05/04/2011

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Criadores experientes e também iniciantes no ramo participaram do leilão de animais promovido pela Embrapa Caprinos e Ovinos, no último dia 2 de abril. Dos 91 caprinos e ovinos colocados à venda, apenas dois reprodutores da raça Saanen não foram vendidos.

Na abertura do leilão, o chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Evandro Holanda, falou que o objetivo do evento é transferir tecnologia, "conscientizar o produtor de que os animais bons são aqueles que apresentam boa produtividade, resultados, não apenas beleza". Ele também ressaltou o trabalho de melhoramento genético que está sendo feito na Embrapa e a recente contratação de novos pesquisadores para esta área.

Um diferencial apontado pelos participantes foram as informações sobre os animais que eram dadas pelo pesquisador Octávio Morais a cada lote apresentado. "Isso dá um respaldo maior aos compradores", afirmou a secretária municipal de Agricultura e Pecuária, Luiza Barreto. Para ela, os leilões que a Embrapa promove são uma forma de melhorar a genética do rebanho na região. "A chancela da empresa confere credibilidade à genética dos animais".

Entre os compradores estava o proprietário do restaurante Lancelot, Antônio José (Totô), interessado em arrematar reprodutor da raça Somalis Brasileiro. Segundo ele, a carne de ovino é a mais nobre de todas. "É o meu forte no restaurante, vendo mais que camarão. Toda semana vendo dez carcaças (cerca de 150 kg) de carneiro e quando não tem os clientes reclamam".

Para o presidente da Associação dos Criadores da Região Norte, Carlos Calixto, o leilão da Embrapa foi um dos melhores entre os que ele participou nos últimos tempos. "Os animais são de primeira qualidade e nos melhores padrões. As informações que o pesquisador passa para gente ajudam a saber a procedência e a genética dos animais".

De acordo com o responsável pela organização do evento, Edilson Mendes, vários interessados ligaram de estados como Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí buscando mais informações sobre o leilão. Na avaliação de Mendes, os resultados foram acima do esperado. "Tivemos compradores de Mossoró, Recife e Teresina. A quantidade de pessoas foi o dobro do ano passado, a nossa avaliação é muito positiva".

As informações são Embrapa Caprinos e Ovinos, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (1 estrelas)

Comentários

Rejane Pereira Castro

Araruama - Rio de Janeiro - Indústria de laticínios
postado em 06/04/2011

Muito bom ter esses leilões oferecidos pela EMBRAPA, mas onde foi realizado esse evento? E quando haverá o próximo? Não houve muita divulgação nesse leilão.

Aguardo um retorno.

Raquel Maria Cury Pereira

Piracicaba - São Paulo - Mídia especializada/imprensa
FarmPoint - postado em 06/04/2011

Oi Rejane, boa tarde. O leilão foi realizado na Sede Social da Associação dos Empregados da Embrapa Caprinos e Ovinos em Sobral no Ceará. Foram leiloados reprodutores ovinos das raças Somalis Brasileiro e Santa Inês; matrizes ovinas Somalis Brasileiro, cruzadas Morada Nova com Somalis, mestiças Santa Inês e mestiças Somális Brasileiro; além de reprodutores caprinos das raças Saanen e Anglo-nubiano. Para mais informações de um próximo, entre em contato pelo telefone (88) 3112.7535. Abraços, Raquel

Gilmar Tavares Oliveira

Castanhal - Pará - Ovinocultor
postado em 30/03/2012

Solicito-lhe ser informado de quando será o proximo evento

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade